Palmeiras precisou virar nove mata-matas com Abel e só conquistou vaga em três disputas 

26
Abel Ferreira durante partida do Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Retrospecto do Verdão com o treinador é ruim quando sai atrás em duelos eliminatórios; na quarta-feira, time vencer o Dérbi por dois ou mais gols de diferença para avançar na Copa do Brasil.


O retrospecto do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira quando o assunto é virar duelos mata-matas não é muito animador. Das nove vezes em que o Verdão saiu atrás no jogo de ida, só avançou em três oportunidades.

Nesta quarta-feira, às 21h30, diante do Corinthians, no Allianz Parque, Abel e seus comandados terão a missão de superar essa estatística para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

O Palmeiras saiu atrás do rival ao ser derrotado por 1 a 0 no jogo de ida e, para conseguir a classificação, terá que vencer por dois ou mais gols de diferença. Uma vitória por um gol de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.

A última vez que o Verdão precisou reverter um placar adverso em mata-mata foi justamente contra o Corinthians. Na final do Paulistão desse ano, a equipe alviverde perdeu a ida no Allianz Parque, por 1 a 0, e empatou em 0 a 0 na Neo Química Arena. O rival ficou com o título.

Desde 2020 no Palmeiras, Abel conseguiu reverter duelos nesse cenário em apenas três ocasiões. Todos eles pelo Campeonato Paulista.

Nas últimas três finais em que foi campeão, o Verdão saiu atrás no jogo de ida e, ao decidir dentro de casa, se sagrou campeão. Em 2022, perdeu para o São Paulo no Morumbis por 3 a 1 e, em uma reação impressionante, conseguiu uma vitória por 4 a 0 no Allianz Parque. 

Em 2023, foi derrotado pelo Água Santa por 2 a 1 na ida e fez 4 a 0 na volta. No Paulistão de 2024, saiu atrás do Santos na Vila Belmiro, com um 1 a 0, mas teve forças para vencer por 2 a 0 em casa.

Nas outras competições em que saiu atrás, porém, o Palmeiras de Abel não teve a mesma força para evitar a eliminação. 

As eliminações do Palmeiras na era Abel Ferreira depois de sair atrás no jogo de ida:

  • Oitavas de final da Copa do Brasil de 2022 (São Paulo)
  • Semifinal da Libertadores de 2022 (Athletico-PR)
  • Quartas de final da Copa do Brasil de 2023 (São Paulo)
  • Oitavas de final da Copa do Brasil de 2024 (Flamengo)
  • Oitavas de final da Libertadores 2024 (Botafogo)
  • Final do Paulistão 2025 (Corinthians)

O Palmeiras tenta evitar a queda na mesma fase da Copa do Brasil do ano passado. Em 2024, a equipe foi eliminada para o Flamengo, também no Allianz Parque. 

*Com informações do ge