Apesar de manter rotina de treinos virtuais, Verdão só vai retomar trabalhos presenciais 12 dias antes da estreia no estadual.
O Palmeiras terá um desafio ainda maior na defesa do título paulista em 2023. O Verdão será o time com menor período de treinos em campo levando em consideração os 16 participantes do estadual do próximo ano.
A reapresentação do elenco na Academia de Futebol está marcada para o dia 2 de janeiro, apenas 12 dias antes da estreia contra o São Bento, que será no dia 14, às 20h30, no Allianz Parque.
Rivais como Corinthians, São Paulo e Santos já se reapresentaram em seus respectivos centros de treinamento. Os clubes do interior, em sua maioria, iniciaram a pré-temporada há pelo menos um mês.
O maior tempo de férias para o elenco e comissão técnica tem como objetivo diminuir o desgaste mental do time que entrou em campo 74 vezes ao longo de 2022, iniciando a temporada antes que os rivais em virtude da disputa do Mundial de Clubes.
O pouco tempo de treinamento no campo foi assunto da última coletiva de imprensa de Abel Ferreira nesta temporada. Perguntado sobre o período de preparação mais curto, o técnico não demonstrou preocupação.
“Essa equipe é capaz de fazer coisas que ninguém espera, já demonstramos isso”, disse Abel Ferreira em entrevista coletiva após a derrota para o Internacional na última rodada do Brasileirão.
Os jogadores do Palmeiras seguem uma cartilha de treinos a serem feitos durante as férias. Na primeira etapa, o Núcleo de Saúde e Performance do clube orientou os jogadores a manterem ima rotina mínima de treinos. Desde o início desta semana, na segunda etapa, as sessões de treinamentos têm sido monitoradas e com atividades específicas, preparando os jogadores para a reapresentação.
A terceira etapa da pré-temporada será em campo, a partir do retorno dos jogadores ao treinamento presencial e em conjunto.
“O intuito agora é recobrar o condicionamento físico, sabemos que há alterações pelo que chamamos de período de transição. São atletas de alto rendimento, não podem ficar semanas sem se movimentar, sem o hábito alimentar adequado. Eles poderão recobrar o condicionamento de maneira específica para, no dia 2, entrarmos direto em uma fase específica do treinamento visando mais a parte técnica e tática e fazer as abordagens físicas de maneira complementar”, explicou Daniel Gonçalves, coordenador científico do Verdão.
O Palmeiras terá no calendário de 2023 as disputas do Campeonato Paulista, Supercopa do Brasil, Libertadores da América, Copa do Brasil e Brasileirão.
*Com informações do ge