Palmeiras divide pré-temporada em três etapas e será último clube do Paulistão a se apresentar 

392
Abel Ferreira durante treino do Palmeiras nesta temporada — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Apesar de manter rotina de treinos virtuais, Verdão só vai retomar trabalhos presenciais 12 dias antes da estreia no estadual.


Palmeiras terá um desafio ainda maior na defesa do título paulista em 2023. O Verdão será o time com menor período de treinos em campo levando em consideração os 16 participantes do estadual do próximo ano.

A reapresentação do elenco na Academia de Futebol está marcada para o dia 2 de janeiro, apenas 12 dias antes da estreia contra o São Bento, que será no dia 14, às 20h30, no Allianz Parque.

Rivais como Corinthians, São Paulo e Santos já se reapresentaram em seus respectivos centros de treinamento. Os clubes do interior, em sua maioria, iniciaram a pré-temporada há pelo menos um mês.

O maior tempo de férias para o elenco e comissão técnica tem como objetivo diminuir o desgaste mental do time que entrou em campo 74 vezes ao longo de 2022, iniciando a temporada antes que os rivais em virtude da disputa do Mundial de Clubes.

O pouco tempo de treinamento no campo foi assunto da última coletiva de imprensa de Abel Ferreira nesta temporada. Perguntado sobre o período de preparação mais curto, o técnico não demonstrou preocupação.

“Essa equipe é capaz de fazer coisas que ninguém espera, já demonstramos isso”, disse Abel Ferreira em entrevista coletiva após a derrota para o Internacional na última rodada do Brasileirão.

Os jogadores do Palmeiras seguem uma cartilha de treinos a serem feitos durante as férias. Na primeira etapa, o Núcleo de Saúde e Performance do clube orientou os jogadores a manterem ima rotina mínima de treinos. Desde o início desta semana, na segunda etapa, as sessões de treinamentos têm sido monitoradas e com atividades específicas, preparando os jogadores para a reapresentação. 

A terceira etapa da pré-temporada será em campo, a partir do retorno dos jogadores ao treinamento presencial e em conjunto. 

“O intuito agora é recobrar o condicionamento físico, sabemos que há alterações pelo que chamamos de período de transição. São atletas de alto rendimento, não podem ficar semanas sem se movimentar, sem o hábito alimentar adequado. Eles poderão recobrar o condicionamento de maneira específica para, no dia 2, entrarmos direto em uma fase específica do treinamento visando mais a parte técnica e tática e fazer as abordagens físicas de maneira complementar”, explicou Daniel Gonçalves, coordenador científico do Verdão. 

Palmeiras terá no calendário de 2023 as disputas do Campeonato Paulista, Supercopa do Brasil, Libertadores da América, Copa do Brasil e Brasileirão.  

*Com informações do ge