Verdão alcança maior sequência de vitórias, melhor ataque da história e agora busca maior série invicta do torneio, enquanto o camisa 10 sobe na lista de goleadores brasileiros na competição.
A vitória sobre o Cerro Porteño por 5 a 0, na noite de quarta-feira, fez o Palmeiras quebrar mais recordes – o que parece ter se tornado rotina – na atual edição da Libertadores da América.
Dono da melhor campanha da história da competição até o momento, o Verdão alcançou a nona vitória seguida, isolando-se como recordista no quesito – o número considera a final da edição passada, contra o Flamengo. O recorde, até então oito vitórias, era dividido com outros cinco times.
Rony, mais uma vez, teve uma noite de Libertadores marcante. Autor de dois gols e uma assistência, ele foi eleito o melhor em campo, muito por conta do seu golaço de bicicleta. O camisa 10 é um exemplo desta sequência histórica do Palmeiras na competição, atual bicampeão e na busca pelo tri seguido.
A vitória sobre o Cerro garantiu o Verdão nas quartas de final para enfrentar o Atlético-MG. Por ter melhor campanha, o Palmeiras decide a vaga na semifinal no Allianz Parque, em São Paulo. Os jogos serão nas semanas dos dias 3 e 10 de agosto.
Outro recorde
O Palmeiras tornou-se o único time brasileiro a disputar as quartas de final da Libertadores por cinco anos consecutivos.
O Verdão vem em uma sequência de sete participações seguidas na competição internacional. Depois de ser eliminado na fase de grupos de 2016 e nas oitavas de final de 2017, o time chega ao menos nas quartas de final desde 2018.
O Grêmio tinha a mesma série atual do Verdão e também jogou a fase quatro vezes consecutivas, em duas oportunidades: em 1995, 1996, 1997 e 1998 e depois em 2017, 2018, 2019 e 2020.
Melhor ataque do Verdão
Com 33 gols marcados em oito jogos, o Palmeiras igualou a sua própria marca de 2020 e tem seu melhor ataque na história da competição.
Com pelo menos mais dois jogos para fazer na competição, o Verdão pode se isolar no quesito e ampliar a vantagem do poderoso setor ofensivo, que tem impressionante média de quatro gols por jogo.
O time brasileiro com melhor ataque na história da competição ainda é o Cruzeiro de 1976, com 46 gols.
Rony deixou Pelé para trás
Com os dois gols marcados nessa quarta, Rony entrou no top-10 de goleadores brasileiros na história da Libertadores. Além disso, isolou-se como o artilheiro do Palmeiras no torneio com 18 gols.
O top-10 é composto por:
- Luizão: 29 gols
- Gabigol: 27 gols
- Fred e Palhinha: 25 gols
- Célio Taveira: 22 gols
- Jairzinho: 21 gols
- Guilherme, Ricardo Oliveira e Bruno Henrique: 19 gols
- Marcelinho Carioca, Sérgio João, Tita e Rony: 18 gols
O camisa 10, assim, deixou para trás grandes nomes do futebol brasileiro, como Pelé e Zico, que estavam empatados com ele com 16.
Outra marca à vista
O Palmeiras está a dois jogos de se tornar o time com maior invencibilidade da Libertadores. Com a vitória sobre o Cerro, o Verdão chegou aos 16 jogos sem ser derrotado na competição. O recorde pertence ao Atlético-MG, com 18 jogos sem derrotas.
O Galo, aliás, será o adversário do Palmeiras na briga por uma vaga na semifinal da competição. Caso não seja derrotado nos dois jogos, o Verdão iguala a série invicta do rival e tem chance de avançar de fase.
Próximo compromisso
O Palmeiras volta a campo neste domingo, às 18h, contra o Fortaleza, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Verdão lidera a competição com 29 pontos.