Técnico usou o experiente meia como titular nas últimas duas partidas, enquanto o camisa 18 saiu do banco e teve bom desempenho. Verdão tem duelo das oitavas da Copa neste sábado.
O Palmeiras deve ter mudanças na escalação para enfrentar o Botafogo neste sábado, às 13h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Além de Aníbal Moreno estar perto do retorno, o técnico Abel Ferreira avalia qual será a formação ofensiva da equipe.
Mauricio foi escalado como titular na estreia, contra o Porto, mas perdeu a vaga para Raphael Veiga nos confrontos contra Al Ahly e Inter Miami.
Só que nas vezes em que saiu do banco de reservas, Mauricio teve desempenho mais destacado. Ele deu uma assistência contra o Al Ahly e marcou o gol de empate com o Inter Miami, segunda-feira passada.
Abel Ferreira explicou que a mudança especialmente na partida diante do time norte-americano, que valia uma vaga no mata-mata da Copa do Mundo de Clubes, foi pela experiência.
“Decisão pelo Veiga era para ter mais experiência nesse jogo. (…) Era trazer mais dinâmica e robustez física”, declarou.
Diante do Porto, Mauricio jogou até os 20 minutos do segundo tempo, com 28 passes tentados, 20 certos, duas finalizações e seis tentativas de quebras de linhas do adversário bem-sucedidas em sete tentadas.
Veiga o substituiu com boa participação: 14 passes certos, uma finalização, e três quebras de linha em sete tentadas.
Tanto contra o Al Ahly quanto contra o Inter Miami, Abel optou por jogar em transição, e neste cenário entendia que o estilo de Raphael Veiga se encaixava melhor no plano.
Contra os egípcios, sob forte calor, o camisa 23 jogou só o primeiro tempo e foi mais apagado: acertou seis passes, fez duas quebras de linhas em três tentativas e não finalizou.
Mauricio o substituiu no intervalo com 11 passes certos, duas finalizações e uma assistência, além de duas quebras de linhas do adversário.
A estratégia se repetiu no empate em Miami: Veiga atuou na etapa inicial, com 14 passes certos e duas quebras de linhas bem-sucedidas. Já Mauricio, na etapa final, acertou 26 passes, finalizou três vezes, marcou o segundo gol do Palmeiras, e quebrou linhas em sete oportunidades.
“O primeiro jogo quem iniciou foi Mauricio, no segundo e no terceiro foi o Veiga. Maurício entrou bem e fico contente nisso, porque há jogadores que quando iniciam não tem o mesmo rendimento quando entram do banco”, relatou Abel.
“Depois que a substituição, como já tinha acontecido contra o Porto, quando troco um pelo outro a equipe ganha energia, isso é ótimo”, completou.
No treino desta quarta, Abel Ferreira ainda não teve elenco completo à disposição, por isso não esboçou a escalação para o duelo com o Botafogo.
O técnico terá mais duas atividades antes do confronto, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.
*Com informações do ge