‘NUVEM PRATELEIRA’ – Fenômeno chama atenção de produtoras rurais em Guapiaçu

452
Nuvem prateleira chama atenção na região de Rio Preto — Foto: Arquivo Pessoal/Ariane Caldeira

Fotos foram feitas nesta terça-feira (7), no bairro Iracema, em Guapiaçu (SP).

O fenômeno meteorológico conhecido como “nuvem prateleira” foi registrado nesta terça-feira (7) por duas produtoras rurais no bairro Iracema, em Guapiaçu, 20,6 quilometro de Rio Preto. Ariane e Ariele Caldeira tiraram as fotos por volta das 6h.

De acordo com o meteorologista César Soares, esse tipo de nuvem é formado no choque de massas de ar, geralmente durante a passagem de uma frente fria.

“Afinal temos o ar mais frio, que é mais denso, avançando pelas camadas mais baixas da atmosfera e levantando o ar. Esse processo pode ser bem severo, quando temos choques fortes de massas de ar, e é nessas condições que temos a formação desse tipo de nebulosidade”, explica.

A nuvem prateleira costuma anteceder uma tempestade e geralmente é curva ou semicircular. Ela possui várias camadas na direção horizontal, como se fosse uma prateleira.

“É muito comum observar ventania em condições de nuvens prateleira. Portanto, ela geralmente aparece na borda de uma tempestade, e é o melhor indicador de que uma tempestade está a caminho”, diz o meteorologista. (Fonte G1)