Segundo meteorologista, fenômeno é conhecido como “cúmulo-nimbo”, cuja ocorrência é comum no verão e antes de tempestades.
Uma “nuvem gigante” carregada de raios foi flagrada na noite de segunda-feira (6.mar) por moradores de cidades do noroeste paulista.
A imagem foi registrada em General Salgado, mas o fenômeno também foi visto em São José do Rio Preto e Palmeira D’Oeste.
Segundo a meteorologista Zildene Pedrosa Emídio, a nuvem é conhecida como “cúmulo-nimbo”, cuja ocorrência é comum no verão e antes de tempestades.
“É uma nuvem típica de tempestades. Normalmente, dentro dela, acontece não só a formação de descargas elétricas, mas também queda de granizos, porque é uma nuvem com grande deslocamento vertical. Ela chega a níveis da atmosfera onde as temperaturas são bastantes baixas”, explica.
Ainda conforme a meteorologista, a cúmulo-nimbo se forma a uma altura que pode chegar até a 16 quilômetros. Apesar da grandiosidade, o fenômeno não faz nenhum tipo de barulho, apenas os clarões dos raios.
“É um tipo de nebulosidade que se forma frequentemente na região durante o verão, pelas altas temperaturas e pela umidade presente na atmosfera”, afirma.
*Com informações do g1