Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga recebeu os materiais entregues pelos integrantes do NVMA. O objetivo dos itens é dar destino correto e sustentável aos resíduos orgânicos.
Como parte de um projeto de sustentabilidade da Unifev, o Núcleo de Valorização do Meio Ambiente (NVMA), em parceria com estudantes do curso de Agronomia, repassou ao Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga (IDAV) no último sábado (27.set) três composteiras domésticas. Os materiais foram confeccionados a partir de baldes reutilizados.
A composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e econômica para dar destino correto aos resíduos orgânicos. Este processo recicla o lixo, diminuindo o volume enviado a aterros sanitários e a produção de gás metano, além de gerar um fertilizante natural rico em nutrientes para ser utilizado em plantas.
De acordo com o coordenador do NVMA, Prof. Dr. Juliano Costa da Silva, esta foi a primeira entrega do segundo semestre de 2025, mas a iniciativa continuará. “Estamos confeccionando novas unidades. O que buscamos é promover a educação ambiental na prática”, afirmou, indicando que mais composteiras serão entregues a outras entidades assistenciais ainda este ano.
O coordenador reforçou que o projeto é institucional e aberto à participação de todos os alunos da Unifev. “As composteiras são uma solução eficaz para reduzir o volume de resíduos orgânicos e ainda gerar um composto rico em nutrientes para uso em hortas e jardins. É gratificante ver nossos alunos engajados e conscientes nos cuidados com o meio ambiente”, finalizou.