Derrota para a Inter de Limeira – a sétima em dez rodadas – decreta queda do time do interior a dois jogos do término da primeira fase do estadual de São Paulo.
O Novorizontino é o primeiro rebaixado no Paulistão 2022. O time de Novo Horizonte irá disputar a Série A2 do Campeonato Paulista em 2023 após sete anos na elite do futebol de São Paulo.
Com a derrota em casa para a Inter de Limeira, neste domingo, e a vitória do Água Santa sobre a Ponte Preta, no sábado, o Tigre não atinge mais a pontuação necessária para deixar a zona de rebaixamento. O Paulistão rebaixa os dois times de pior campanha geral.
A duas rodadas do término da primeira fase do Campeonato Paulista, o Novorizontino pode chegar apenas aos nove pontos, um a menos que a Ferroviária, primeiro time fora da zona da degola neste momento. Em dez jogos disputados no estadual, o Tigre não venceu e acumula três empates e sete derrotas, marcando apenas quatro gols e sofrendo 16.
O rebaixamento coloca fim a sequência de campanhas sólidas do Novorizontino na primeira divisão do Campeonato Paulista. Fundado em 2010, o Tigre chegou à elite em 2016 e até 2021 jamais esteve ameaçado pela queda. No período, inclusive, o clube se classificou às quartas de final ao longo de três temporadas consecutivas (entre 2017 e 2019), além de ter sido campeão do Troféu do Interior em 2021.
Veja a campanha do Novorizontino neste Paulistão:
- 1ª rodada – Ituano 2 x 0 Novorizontino
- 2ª rodada – Novorizontino 0 x 0 Mirassol
- 3ª rodada – Ponte Preta 2 x 0 Novorizontino
- 4ª rodada – Água Santa 1 x 0 Novorizontino
- 5ª rodada – Novorizontino 0 x 2 Palmeiras*
- 6ª rodada – Novorizontino 1 x 2 Guarani
- 7ª rodada – Santo André 0 x 0 Novorizontino
- 8ª rodada – Novorizontino 0 x 3 Bragantino
- 9ª rodada – Santos 2 x 2 Novorizontino
- 10ª rodada – Novorizontino 1 x 2 Inter de Limeira
*Jogo adiantado que foi disputado antes da primeira rodada
Sequência de trabalho que não deu certo
O Novorizontino iniciou a disputa do Campeonato Paulista credenciado por uma temporada dos sonhos: em 2021, além de ter conquistado o Troféu do Interior, o Tigre garantiu o inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
Conforme o esperado, o clube apostou na continuidade do trabalho e, além do técnico Léo Condé, manteve a maior parte do elenco, buscando apenas reforços pontuais para algumas posições mais carentes. A estratégia, porém, não deu certo.
Sem vencer e sem conseguir fazer a equipe apresentar um bom futebol, Léo Condé acabou demitido após cinco jogos. O substituto, Allan Aal, assumiu a equipe antes da sétima rodada e também não conseguiu os resultados.
Para piorar, o Novorizontino foi eliminado pela Tuna Luso na primeira fase da Copa do Brasil ao ser derrotado fora de casa por 1 a 0. O Tigre jogava pelo empate e, além de perder a chance de avançar na competição, deixou de embolsar uma verba importante para a sequência da temporada.
Mesmo sem qualquer aspiração no Campeonato Paulista, o Novorizontino cumpre tabela e volta a campo pela 11ª rodada no próximo domingo, às 20h30, diante do Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
*Informações/ge