Nova ‘saidinha’ deve beneficiar mais de 1,5 mil presos na próxima semana

1399

Na última oportunidade, 43 dos 3.335 presos que foram liberados não retornaram as unidades prisionais.


Mais de 1,5 mil presos detidos nas unidades prisionais da região de Votuporanga/SP devem ser beneficiados com mais uma “saidinha” temporária. A liberação está prevista para terça-feira, às 6h do dia 15 de junho, devendo retornar às 16h do dia 26 de junho.

Ao todo, 43 dos 3.335 detentos que obtiveram o benefício da “saidinha” da última vez, não retornaram ao encarceramento. Eles estavam presos nas penitenciárias de São José do Rio Preto/SP, Riolândia/SP e Paulo de Faria/SP.  

Entre os CDPs (Centro de Detenção Provisório), CPPs (Centro de Progressão Penitenciária) e CRFs (Centro de Ressocialização Feminino), o maior índice de fuga foi no CPP “Dr. Javert de Andrade”, de São José do Rio Preto. Lá, 57 dos 1.475 liberados não voltaram à unidade prisional.  

Por ano, os presos têm direito a cinco saídas temporárias, mas, durante a pandemia, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), em acordo com o Poder Judiciário, chegou a suspender o benefício para reduzir o risco de contágio com o COVID-19. 

*Com informações do Diário da Região