Atletas somaram 63 medalhas de ouro, 23 de prata e 14 de bronze.
A equipe de natação do Centro de Formação de Natação de Votuporanga/SP, mantida pela Prefeitura e pelo Governo do Estado de São Paulo, apoiada pela AVONAT (Associação Votuporanguense de Natação) e UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga), participou no último sábado (30.abr), do Torneio Regional Pré-Mirim à Sênior promovido pela Federação Aquática Paulista (FAP) e organizado pela 4ª Delegacia Regional da FAP.
Participaram da competição 9 equipes, totalizando 166 atletas, representando equipes como: AABB – Campo Grande, Andradina Tênis Clube, APAN – Associação de Pais e Amigos da Natação de Presidente Prudente, Aquática Escola de Esportes de São José do Rio Preto, Centro de Formação/PMSEL/AVONAT/UNIFEV, Sport Club Corinthians Paulista, Fit Bem Academias Integradas de Presidente Prudente, Academia Life Braves de Araçatuba, Life Braves e SESI-SP (São José do Rio Preto).
A equipe votuporanguense foi composta por 41 atletas e 3 treinadores, e mais uma vez liderou o quadro geral de medalhas, conquistando 100 medalhas, sendo: 63 medalhas de Ouro, 23 de Bronze e 14 de Prata.
Os técnicos que acompanharam a equipe foi composta pelos treinadores Alan Souza Coutinho, Rowerton Lineu Ghioti Murata e Danilo Ribeiro. “Este foi o segundo evento oficial da temporada 2022, e teve como principal objetivo avaliar o nível técnico dos atletas, ao mesmo tempo que as marcas obtidas, serão utilizadas como índice dos mesmos para participação nos campeonatos Paulista e Brasileiro de Natação”, comentou Alan.
Por sua vez, Rowerton, responsável pela formação de novos atletas, falou sobre os resultados da equipe. “A competição serviu também para determinar quais atletas da equipe “B” passam a treinar com o time “A”, pois vários atletas iniciantes obtiveram marcas e resultados expressivos no evento, e devem integrar a equipe principal a partir de agora”.
Neste ano a equipe conta com o apoio da UNIFEV, que auxiliará os atletas de ponta na participação das competições mais importantes, como campeonatos Paulistas e Brasileiros, garantindo que o processo de evolução da equipe não sofra qualquer tipo de interrupção por falta de recursos e apoio, conforme informado pelo coordenador do Projeto, o Prof. Luiz Augusto Garcia (Xaninho).
Ainda falando de competições, entre os dias 12 e 14 de maio, o nadador Erik Bailon de Oliveira disputa a final nacional do Circuito Loterias/Caixa, Campeonato Brasileiro Paralímpico, a ser realizado no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo/SP, reunindo os melhores atletas paralímpicos da modalidade, com grandes chances de conquistar uma medalha para Votuporanga.
E no dia 4 de junho a equipe disputará o último torneio regional da 4ª região em Andradina/SP, última oportunidade para os atletas obterem índice de participação nos campeonatos mais importantes do calendário estadual e nacional. Na sequência, participa dos estaduais de categoria e posteriormente dos brasileiros, terminando o semestre com a participação nos Jogos Regionais 2022, evento do calendário oficial da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.