Oficinas de Alimentação Saudável, Memória Sensorial, Capoeira, Artes e Dança Oriental promovem formação integral para as crianças e adolescentes atendidos.
Dando continuidade à série da Mostra Leão Amigo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, Rose Seba, e a equipe da Comunicação visitaram a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votuporanga – para conhecer os cinco projetos que a instituição desenvolve com os recursos arrecadados através da destinação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas pela Campanha Leão Amigo.
As oficinas são: Alimentação Saudável, Memória Sensorial, Capoeira, Artes e Dança Oriental que contempla crianças e adolescentes atendidos, buscando uma formação integral, considerando aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais.
A oficina Alimentação Saudável, ministrada por Monielli Inocêncio Simioli, visa conscientizar sobre a importância de uma nutrição equilibrada, ajudando a prevenir problemas de saúde, melhorar a concentração e incentivar escolhas alimentares que contribuam para uma vida mais produtiva.
A oficina Memória Sensorial é desenvolvida por Cíntia Cristina Lazari, para estimular as habilidades cognitivas e motoras por meio da memória cognitiva. A oficina de Capoeira, ministrada por Rosana Carvalho de Souza, é uma expressão cultural rica que combina arte marcial, música e dança, promovendo o fortalecimento físico, a disciplina e a socialização.
As aulas de Artes, desenvolvidas pelo educador Aldo Hayrton Dezan, estimulam a criatividade, a expressão pessoal e o senso estético por meio de práticas de pintura, escultura e desenho, os atendidos terão a oportunidade de explorar suas emoções, melhorar a autoestima, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas de forma inovadora.
A Dança Oriental, conduzida por Julia Guimarães Riva, oferece benefícios que vão além do físico, como a melhora da postura, coordenação e do equilíbrio. Além disso, permite a expressão cultural e emocional, promovendo a inclusão, a valorização da diversidade e a autoconfiança.
Regiane Nogueira Secafem, assistente social técnica responsável pela instituição em Votuporanga, ressalta sobre a importância das atividades ofertadas. “Acreditamos que, ao oferecer as oficinas estamos estimulando uma formação ampla, proporcionando aos participantes um ambiente que favoreça o aprendizado, o fortalecimento dos vínculos sociais e o desenvolvimento de competências essenciais para uma vida mais plena e significativa.”
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE fica localizada, na Rua Tietê, 4860, Parque São Pedro. O telefone é (17) 3426-8490 e o Site: www.apaevotuporanga.com.br