Minuto com a NUTRI – Como limpar e guardar os vegetais

786

 

Por Elaine Fefin

Certos cuidados podem fazer com que os alimentos durem mais em sua casa, basta limpar e guardar os vegetais da forma certa. Confira como.

Aprender como limpar e guardar os vegetais é o maior segredo para garantir uma boa variedade de alimentos fresquinhos por mais tempo, além de evitar quaisquer riscos para a saúde de quem for consumi-los.

Erros na higienização de alimentos como frutas, legumes e verduras podem causar doenças e contaminações originadas nas cozinhas de nossas casas. Aproximadamente 37% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro dos lares, sendo um dos principais motivos para isso o armazenamento incorreto dos alimentos.

Guia de como limpar e guardar os vegetais; higienizar do jeito certo:

Os vegetais precisam ser higienizados sempre antes do consumo, mas não necessariamente da mesma forma.

A maioria das frutas, verduras e legumes, por exemplo, pode ser lavada logo que chega a sua casa. Porém, no caso dos ingredientes mais sensíveis, como morangos, jabuticabas e pêssegos, o ideal é limpar só na hora de consumir.

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam e aplicam no dia a dia, o uso de substâncias como vinagre ou detergente não é indicado por especialistas, por não serem totalmente capazes de limpar propriamente os alimentos.

Sendo assim, a sugestão de higienização é a seguinte:

Remova raízes e partes muito deterioradas; Lave as frutas e legumes de forma unitária e as hortaliças folha por folha em água corrente, retirando potenciais sujeiras; Caso ache necessário, pode utilizar uma escovinha ou esponja para auxiliar; Deixe-as de molho por 15 minutos em solução clorada (basta diluir uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água potável.

Enxague bem, em água corrente abundante;

Deixe-as secar ou seque com auxílio de papel toalha.

Como guardar os vegetais

Por ter características próprias de perecibilidade, cada alimento tem um modo diferente de ser guardado para durar mais.

Os profissionais da Diferente afirmam que nem todas as frutas, legumes ou verduras devem ficar na geladeira, por exemplo, já que o ambiente gelado pode acelerar a deterioração e diminuir o tempo de aproveitamento de alguns deles.

Além disso, vários vegetais como a banana, abacate, maçã, tomate, mamão e manga são emissores de etileno – um gás natural que incentiva o amadurecimento.

Por isso, faz toda a diferença deixar esses vegetais longe daqueles que o emitem em pouca quantidade e que são sensíveis a ele, como batatas, pepino, brócolis, folhosas e hortaliças no geral.