No ano de 2020, no município, condutores que desrespeitaram as leis de trânsito tiveram que pagar R$ 1.382.733,93 em multas.
Somente nos primeiros 15 dias de janeiro de 2021, 324 multas de trânsito já foram aplicadas no perímetro urbano de Votuporanga/SP, o número é uma pequena fração quando comparado ao ano passado, que em todo o período 18.681 autuações foram lavradas, tendo os motoristas que desembolsar R$ 1.382.733,93 em multas.
Segundo levantamento da prefeitura, com exclusividade ao Diário de Votuporanga, em 2019 o número de infrações punidas com multa totalizou 18.587.
Ainda segundo esses dados, os pontos onde os condutores mais são flagrados cometendo infrações em Votuporanga são: Rua Amazonas, Avenida Emílio Arroyo Hernandes, Rua São Paulo, Rua Pernambuco, Avenida Horácio dos Santos, Avenida República do Líbano e Avenida Jerônimo Figueira da Costa.
Vale ressaltar que desde o início da pandemia não houve fiscalização por radar móvel no município; contudo o radar fixo que mais multa em Votuporanga é o localizado na Avenida Horácio dos Santos.
O levantamento da prefeitura ainda apontou que as principais infrações cometidas pelos motoristas são:
- Excesso de velocidade (Transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% e transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20 e até 50%);
- Dirigir veículo segurando ou manuseando telefone celular;
- Avançar o sinal vermelho do semáforo ou parada.