Lula tem microfone cortado após estourar tempo em discurso na ONU 

366
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na abertura da Cúpula do Futuro, na sede da ONU, em Nova York – Foto: Reprodução

Presidente da Assembleia Geral determinou limite de 5 minutos para falas de chefes de Estado na abertura da Cúpula do Futuro em Nova York.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o microfone cortado antes de encerrar seu discurso na abertura da Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, neste domingo (22.set).

Lula fazia críticas às organizações internacionais e pontuava que o Sul Global “não está representado de forma condizente com seu atual peso”, quando teve a fala interrompida. Antes do início dos discursos de chefes de Estado, o camaronês presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, reforçou aos chefes de Estado e de governo que as falas seriam limitadas a 5 minutos de duração. Caso contrário, o áudio do microfone seria cortado. 

O presidente brasileiro não foi a única autoridade a ter o discurso interrompido. Os representantes de Serra Leoa e Iêmen, que antecederam a participação de Lula, também tiveram os microfones cortados. 

Durante o discurso, Lula fez uma cobrança por “transformações estruturais” para solucionar o que chamou de “crise da governança global”. 

Ele apontou que atualmente “a maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir suas decisões”. 

“A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade e o Conselho Econômico e Social foi esvaziado. A legitimidade do Conselho de Segurança encolhe a cada vez que ele aplica duplos padrões ou se omite diante de atrocidades”, afirmou o presidente. 

Lula disse que a “pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais”. 

*Com informações da CNN Brasil 

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3