Atacante foi punido em todos os jogos contra o Corinthians na temporada e será desfalque no duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi, dia 16 de agosto.
O cartão amarelo levado por Luciano, do São Paulo, no jogo contra o Corinthians, nesta terça-feira, foi o décimo do atacante na temporada. É mais do que a soma de punições semelhantes aos quatro principais zagueiros do elenco tricolor. Arboleda (1), Alan Franco (3), Beraldo (4) e Diego Costa (1) foram advertidos nove vezes em 2023.
Luciano foi punido com o amarelo por, na visão do árbitro Wilton Pereira de Sampaio, provocar a torcida do Corinthians ao comemorar o gol do São Paulo na derrota por 2 a 1 na Neo Química Arena. Ele estava pendurado e será desfalque no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, dia 16 de agosto, no Morumbi.
Não foi uma situação inédita. Em três jogos contra o Corinthians no ano, Luciano tomou cartões amarelos em todos eles, sempre por indisciplina. Nos dois clássicos anteriores, no Brasileiro (empate em 1 a 1) e no Paulista (derrota por 2 a 1), a justificativa da arbitragem foi a mesma: reclamação.
Trata-se de um padrão do atacante. Sete dos dez cartões são justificados por ações de indisciplina em campo. Além do desta terça-feira, os três que ele levou no Brasileiro (Cuiabá, Corinthians e América-MG) foram por reclamação, assim como contra o Água Santa e o Corinthians, no Paulista. Contra o Ituano, na Copa do Brasil, foi advertido por demorar a deixar o gramado ao ser substituído.
Cartões relacionados a faltas mais duras são minoria na temporada, três – contra o Palmeiras, na Copa do Brasil, e contra Santos e Portuguesa, no estadual.
Desde que chegou ao São Paulo, em 2020, Luciano já foi advertido com amarelos 40 vezes. É mais do que o zagueiro Arboleda (37) soma na carreira no clube, e com 62 jogos a menos – 176 partidas contra 238 do equatoriano.
Na temporada, só o volante Pablo Maia e o meia Rodrigo Nestor são mais indisciplinados do que Luciano. O primeiro tem 12 cartões amarelos e dois vermelhos, enquanto o segundo tem os mesmos 10 amarelos do atacante, mas com uma expulsão.
O cartão amarelo a Luciano no último clássico gerou debate. Após o gol de empate, o atacante comemora com uma voadora na bandeirinha de escanteio do estádio, onde há um distintivo do Corinthians, e encara a torcida rival, que reage atirando líquidos e objetos nos atletas são-paulinos.
O técnico Dorival Júnior afirmou que viu como justa a punição, mas questionou o fato de o árbitro não ter punido jogadores do Corinthians após a confusão gerada em campo: “O Luciano é um jogador que faz a diferença no nosso time. Eu não tenho dúvidas de que vai ser uma perda considerável, mas nós vamos estar muito fortes para o segundo jogo. O cartão foi justo. Mas não só ele deveria ter tomado. Esse é o grande problema que tem acontecido com o São Paulo: dois pesos e duas medidas em todas as partidas”, reclamou o treinador.
Desfalque na Copa do Brasil, Luciano também não poderá enfrentar o Bahia no domingo, às 11h, no Morumbi, pelo Brasileirão. Ele cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo no torneio.
*Com informações do ge