
Divulgação nas unidades da Biblioteca leva a assinatura da Profa. Ma. Karina de Oliveira.
A arte em favor da vida: esse é o espírito que inspira o lançamento do poema “Lembrete Azul”, obra que celebra o Novembro Azul, movimento mundial que incentiva práticas de cuidado e o enfrentamento do preconceito em torno das questões de saúde masculina.
O poema, de autoria da Profa. Ma. Karina de Oliveira, está disponibilizado ao público nas duas bibliotecas da Unifev, em filipetas e murais, como parte das ações educativas do Núcleo de Cultura e Artes (NCA) e da Biblioteca. Com sensibilidade poética, o texto convida à reflexão sobre o autocuidado, o rompimento de tabus e a valorização da vida.
“A poesia surge como forma de expressão acolhedora, capaz de despertar a reflexão e a sensibilidade, visando transformar o ato informativo em uma ação efetiva, aproximando arte e saúde, razão e emoção”, destaca Karina, autora também do poema “Lembrete Rosa”, lançado em outubro.
Mais do que uma homenagem simbólica, o lançamento do poema busca ampliar o diálogo sobre a importância da prevenção e do autocuidado para todos.
Lembrete Azul
Novembro é convite
pra se olhar,
se escutar,
e se cuidar.
Olhar-se é proteger sua fortaleza.
Escutar-se é dar voz às potencialidades.
Cuidar-se é respeitar sua própria vida.
Novembro é chamado:
olhe-se,
escute-se e
cuide-se.




