Jezebel Silva busca em Campinas projeto para criar “pipódromo” 

1002
Jezebel Silva busca em Campinas projeto para criar “pipódromo” - Foto: Reprodução

Vereadora pegou a estrada para conhecer uma iniciativa que visa trazer mais segurança ao ato de soltar pipas em Votuporanga.


Um espaço de lazer, reunir a família, os amigos e ainda ter a segurança de fazer o que mais gosta: soltar pipas no céu de Votuporanga. Esse é o objetivo da vereadora Jezebel Silva (Podemos) que buscou junto à Câmara Municipal de Campinas/SP a lei que tornou a soltura de pipas como esporte na cidade.

De acordo com a vereadora, a iniciativa tem como finalidade regulamentar o esporte de soltura de pipa para que assim houvesse normas a serem seguidas, trazendo segurança à população.

Jezebel se reuniu com o vereador Fernando Mendes (Republicanos) – autor do projeto que criou a lei municipal que estabelece regras para a soltura de pipas em um espaço amplo, seguro, de promoção de lazer, cultura, socialização e educação quanto às regras de segurança e responsabilidade.

A reunião – que contou com a presença do assessor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, José Ferrari Neto, subsidiou a vereadora de informações para criar o projeto em Votuporanga.

Jezebel quer através desta iniciativa, dispor ao público amante das pipas, um local apropriado para se soltar. E ainda proporcionar lazer, cultura, socialização e educação quanto a regra de segurança e responsabilidade ao soltar pipas.

Em Campinas, os amantes deste esporte se uniram através de uma associação e buscaram junto ao vereador Fernando Mendes para criar a lei municipal que possibilitou abrir os conhecidos “pipódromos” em vários pontos da cidade.  

“Soltar pipa é muito é mais divertido quando feito em grupo, o que leva à socialização, definição de regras”, disse o vereador Mendes. 

Já Jezebel destacou que “na hora de empinar a pipa, é preciso procurar um local aberto, amplo, distante de redes elétricas e obstáculos verticais, como árvores e prédios. O nosso objetivo é oferecer esse espaço aos amantes deste esporte”, destacou. 

O assessor da Secretaria de Esportes e Lazer destacou que o município poderá unir os praticantes deste esporte e promover um festival de pipas e papagaios aberto à população. “É um grande projeto que, além de unir os praticantes de soltura de pipas e papagaios, promover um festival unindo todo esse público.” 

Por sua vez, Jezebel adiantou que irá buscar junto ao prefeito Jorge Seba (PSD) a realização deste festival, possivelmente ainda neste ano, inaugurando o “pipódromo” e colocando o evento no calendário anual de festividades do município a partir de 2025. 

Jezebel ainda destacou que a criação deste espaço é necessária para garantir segurança aos praticantes e a população, bem como a realização de eventos, festivais e campeonatos de pipas, qual seja, área aberta, campos de futebol, espaços abertos onde não possua rede elétrica e fluxo intenso de veículos automotores, ciclistas e pedestres.