Ipem-SP verifica balanças utilizadas na área agrícola em Votuporanga 

212
Foto: Reprodução/Ipem-SP

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto de São José do Rio Preto/SP.


O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na última sexta-feira (29.abr), a verificação inicial de 15 balanças, na fábrica da Valfran, em Votuporanga/SP.

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realizou o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado das balanças. Na ocasião, foi feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado. 

Na sequência foram realizados os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro. 

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento. 

Em 2021, o Ipem-SP verificou no comércio 112.928 balanças, e na verificação inicial, no fabricante ou importador, 98.895, e autorizou por meio da declaração do fabricante a comercialização de 204.490. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto de São José do Rio Preto/SP.