Na delegação recepcionada pela equipe da DAPDSSA com a coordenação do Dr. Wander Borges, estavam o pesquisador do IAC Dr. Carlos Augusto Colombo o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA Dr. Joaquim Adelino Filho e o biólogo Dr. Fabio Carvalho.
A Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Seringueira e Sistemas Agroflorestais (DAPDSSA) do Instituto Agronômico – IAC, localizada em Votuporanga/SP, recebeu na última sexta-feira (29.ago), a visita de pesquisadores da Universidade de Campinas – UNICAMP, do Senai Cimatec e da Acelen Renováveis, para conhecerem as pesquisas do IAC com macaúba (Acrocomia aculeata).
Na oportunidade, junto com a delegação, estavam o pesquisador do IAC Dr. Carlos Augusto Colombo o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA Dr. Joaquim Adelino Filho e o biólogo Dr. Fabio Carvalho. Os visitantes foram recebidos pela equipe da DAPDSSA com a coordenação do Dr. Wander Borges.
Os pesquisadores Dr. Carlos e Dr. Joaquim são parceiros no projeto de pesquisa AcroAlliance com a cultura da macaúba, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto é desenvolvido em parceria entre o IAC, o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, a Universidade Federal de Viçosa – UFV, e a Universidade de Hohenheim e o Instituto Fraunhofer, ambos da Alemanha.
No IAC de Votuporanga, a macaúba está implantada em sistema agrossilvipastoril em linhas duplas e em linhas simples desde 2018. A macaúba tem enorme potencial para produção de biodiesel e para as indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos
Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos:
- Projeto AcroAlliance https://www.acroalliance.info/
- IAC Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais – plataforma IAC Bluein https://bluein.iac.sp.gov.br/portfolio-iac/