A Operação “Pulo do Gato” foi deflagrada para combater uma organização criminosa que praticava golpes pela internet e pelo telefone. Quatro mandados de prisão temporária foram cumpridos, além de mandados de busca e apreensão, em Araçatuba/SP e Bauru/SP.
A Polícia Civil fez uma operação nesta terça-feira (3.fev) para prender suspeitos de atuar em um esquema criminoso voltado à prática de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro.
Durante a ação, denominada “Pulo do Gato”, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária contra os investigados, além de mandados de busca e apreensão em diversos endereços em Araçatuba/SP e Bauru/SP.
As investigações apontaram que os suspeitos usavam um perfil falso em uma rede social para aliciar pessoas, que emprestavam contas bancárias para a realização de transferências via PIX, com o objetivo de ocultar a origem do dinheiro obtido por meio do crime.
Ao longo das investigações, os policiais tiveram acesso a sigilos bancários e telemáticos dos suspeitos. Ainda segundo a polícia, foram constatados o uso de contas de passagem e de nomes de estabelecimentos comerciais para ocultar a prática criminosa.
Extratos com movimentações incompatíveis com a atividade do comércio, registros em serviços de nuvem por meio de dispositivos eletrônicos e publicações de ostentação associadas ao esquema foram encontrados ao longo da investigação.
Dinheiro em espécie, celulares, computadores, mídias e documentos relacionados às movimentações financeiras foram apreendidos. Uma pistola calibre 9 milímetros também foi localizada.
O nome “Pulo do Gato” faz alusão a uma técnica usada pelos suspeitos para dificultar o rastreamento dos valores e praticar sucessivas transferências bancárias em curto intervalo de tempo.





