Hospital da Criança e Maternidade realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças

782
Hospital da Criança e Maternidade realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças - Foto: Reprodução

Circo percorre todos os andares do HCM de Rio Preto levando alegria aos pacientes e acompanhantes.


Palhaços, músicos, guloseimas e muita diversão. Sim, o circo invadiu o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, na manhã desta quarta-feira (11), para comemorar o Dia das Crianças, celebrado anualmente no dia 12 de outubro. “O circo encanta as pessoas de todas as idades, proporcionando uma alegria contagiante. E o riso também é um bom remédio, especialmente para as crianças e mamães internadas”, afirma o diretor do HCM, Dr. Antônio Soares.

Logo na entrada do HCM, o colorido da decoração indicava que o dia seria muito especial, com brincadeiras, apresentações teatrais e oficina de pintura de rosto. Além de bexigas e palhaços, carrinhos de pipoca, algodão-doce e brigadeiro atraíram os olhares dos pequenos pacientes – aqueles menos debilitados – que tiveram autorização das equipes médicas para deixar o leito por alguns minutos. Todos estavam acompanhados pelos pais e enfermeiras.

A pequena Maria Clara Moreira, de 4 anos, mora no HCM desde que nasceu. Supervisionada pela técnica de enfermagem Daniela Martins da Silva, a menina cantou e se encantou com as palhaças do Grupo de Entretenimento Sorrindo – ONG. “Festas como esta são muito importantes para as crianças, sobretudo para a Maria Clara, que não tem contato com o mundo exterior”, destaca Daniela.

Já a Alicia Barcelos Severino Justino, de 3 anos, se deliciou com os brigadeiros. A menina pulou, cantou e se divertiu em meio a tanta animação. “Além de linda, a festa é fundamental para trazer ânimo e esperança para os pacientes e para os familiares. Ela fica internada cinco dias e depois duas semanas em casa. Felizmente nós estávamos aqui justo neste dia e ela se divertiu bastante”, afirma Luayne Barcelos Justino, mãe da paciente.

Mesmo os pacientes mais debilitados puderam se contagiar com a alegria dos palhaços, já que a festa itinerante percorreu os oito andares do HCM, inclusive com decoração em todos os halls de elevadores. “Trazemos sorrisos e despertamos a esperança. Doamos o que temos de mais importante, que é o nosso tempo, para deixar o ambiente mais leve possível para todos – pacientes, familiares e funcionários”, diz a palhaça Nayara Costa, carinhosamente chamada de Dra. Nayara Pururuka.

No primeiro e segundo andares houve apresentação de música e distribuição de presentes. No primeiro pavimento fica o serviço de cardiologia pediátrica realizado pela CardioPedBrasil®️ – Centro do Coração da Criança do HCM, enquanto que no segundo pavimento fica a UTI neonatal e também as mães atendidas pelo Método Canguru e Separação Zero com Catraca Livre. “As crianças desses setores, em especial da cardiologia, seguem dieta restritivas, por isso não ganharam doces”, explica Dr. Antônio Soares.

Já os pacientes do quarto andar, onde fica o setor oncológico e a UTI pediátrica, puderam se divertir em um camarim recheado de acessórios de beleza e com apresentações musicais e de teatro de bonecos. Além disso, ganharam cachorro-quente, pipoca, brigadeiro e doce.

Uma das principais atrações da festa foi o espaço “Master Chef Gourmet”, disponibilizado para os pacientes da pediatria geral, no sexto andar. Os pequenos puderam “colocar a mão na massa” para confeitar biscoitos, e consumir cachorro-quente, pipoca, brigadeiro e doce, além de apresentação musical.