Homem é multado em mais de R$ 4 mil por caçar e manter aves silvestres em Riolândia

203

Polícia Militar Ambiental encontrou nove aves dentro de um imóvel. Todos os pássaros foram soltos na natureza e o homem vai responder em liberdade.


Policiais militares ambientais de Votuporanga/SP multaram um morador de Riolândia/SP em R$ 4.500,00 por caçar e manter pássaros silvestres sem autorização. Flagrante ocorreu na última terça-feira (2). 

De acordo com informações, a equipe realizava patrulhamento, quando avistou uma gaiola com um pássaro da espécie canário-da-terra preso na parede de uma casa e, optaram pela fiscalização.

Dentro da residência, os policiais encontraram outros seis canários – todos silvestres – e mais três aves da espécie coleiro-papa-capim; além de uma armadilha usada para a captura de pássaros.

Ainda segundo apurado, nenhuma das aves possuíam anilha de identificação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão responsável pelo controle ambiental de aves e outros animais silvestres.

Questionado, o morador admitiu aos policiais militares que capturava os pássaros para vender. No total, nove aves foram resgatadas e soltas na natureza. O indivíduo foi multado por caça de aves silvestres e foi liberado.