Guilherme Arana é convocado para a seleção brasileira no lugar de Caio Henrique 

711
Guilherme Arana é convocado para defender o Brasil nas Eliminatórias - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção volta a campo no dia 12 de outubro, em Cuiabá, para enfrentar a Venezuela, pela terceira rodada das Eliminatórias.


O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, foi convocado para defender a seleção brasileira em outubro, nas partidas contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ele substitui Caio Henrique, do Monaco, que teve de ser cortado. 

Guilherme Arana volta a vestir a amarelinha após mais de um ano. Ele era cotado para disputar a Copa do Mundo do Catar, mas sofreu grave lesão no joelho esquerdo, em setembro de 2022, e teve de ser operado. 

Campeão olímpico, o lateral-esquerdo do Atlético-MG, atualmente com 26 anos, tem quatro jogos pela seleção principal. 

Caio Henrique, também de 26, teve uma entorse com lesão nos ligamentos do joelho esquerdo e terá que passar por cirurgia. O problema ocorreu na derrota do Monaco para o Nice por 1 a 0 na última sexta. 

Não há previsão de retorno, mas a expectativa é que ele leve alguns meses para recuperação. Em comunicado nesta terça-feira, o Monaco se limitou a dizer que Caio apresentou “entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior”. 

Caio já havia sido chamado pelo treinador para as duas partidas anteriores e esteve em campo na goleada por 5 a 1 contra a Bolívia, em Belém, na sua primeira partida com a camisa do Brasil na carreira. 

O lateral ex-Fluminense se lesionou sozinho. Pressionado pelo lado esquerda de defesa, Caio tentou afastar a bola de costas para o marcador e, ao baixar a perna esquerda, sentiu a lesão. Ele ainda seguiu poucos minutos no jogo, mas foi substituído aos 37 da segunda etapa. 

Caio é o líder de assistências do Campeonato Francês na temporada, com quatro em seis jogos. O Monaco teve sua primeira derrota em 2023/24 e caiu para a quarta posição, com 11 pontos — o Brest é o líder, com 13. 

Além dele, Renan Lodi, do Olympique de Marselha, foi o outro lateral-esquerdo convocado por Fernando Diniz. 

Líder das Eliminatórias após duas rodadas, o Brasil enfrenta a Venezuela no dia 12 de outubro, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Depois, no dia 17, visita o Uruguai, no Centenário. 

Confira a lista de convocados: 

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo) 
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Guilherme Arana (Atlético-MG), Renan Lodi (Marselha) 
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense) 
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras) 
  • Atacantes: Neymar (Al-Hilal), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Matheus Cunha (Wolverhampton) 

*Com informações do ge