GERAL Especialista mostra como começar 2020 trabalhando de casa em Votuporanga

613

Fonte: Unsplash.com.

Trabalhar em casa pode parecer uma fantasia impossível para os que estão amarrados a uma carreira ou a um local de trabalho. Mas, com um pouco de criatividade, autorreflexão e trabalho duro, este pode se tornar um caminho profissional viável neste ano que se inicia.

Se você mora em Votuporanga e pretende trabalhar em casa, então, a curto prazo, você precisará definir as etapas para que isso aconteça. Provavelmente, o primeiro passo é considerar se você tem o perfil para isso, já que esse não é um modelo para todos.

Se você acha que sim, é hora de analisar como você pode trabalhar em casa, considerando a carreira que você tem agora e as habilidades que adquiriu ao longo do caminho. Algumas pessoas preferem trabalhar com um único empregador; outros preferem trabalhar como freelancers ou consultores. Iniciar um negócio em casa também é outro caminho possível.

Cada um dessas possibilidades tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do seus objetivos. Confira algumas dicas para considerar – ou não – a mudança para um trabalho remoto em 2020.

Transforme seu trabalho atual em um trabalho virtual

Seu trabalho atual é o ponto de partida mais provável. Pense se é possível levar seu trabalho para casa e começar a fazer home office. A resposta dependerá do tipo de trabalho que você faz e do seu empregador.

Reflita sobre a descrição do seu trabalho e considere se essas tarefas podem ser realizadas em casa. Quais são os possíveis obstáculos? Você já trabalha em casa? Como você pôde fazer a transição para ser mais produtivo?

O especialista em informática e editor do site Reviewbox Gabriel Fernandes dá a seguinte dica: “Pesquise a política da sua empresa em relação ao home office e converse com colegas para descobrir se já existe alguém fazendo isso. Em seguida, faça uma proposta o para o seu supervisor”.

Encontre um novo emprego

Se o tipo de trabalho que você faz pode ser feito remotamente, mas seu chefe ou sua empresa não parecem favoráveis ​​ao home office, talvez seja hora de encontrar um novo emprego. Ao procurar um novo trabalho online, você pode usar os mesmos canais pelos quais costuma procurar emprego ou investir em plataformas de trabalho virtuais, como o Upwork e o Freelance.com.

Se desejar seguir o caminho tradicional, você precisará encontrar a maneira correta de perguntar se a posição pode ser alterada a home office.

Seja freelancer

Outra opção, caso seu trabalho possa ser feito virtualmente e você não tenha conseguido convencer sua empresa a fazê-lo, é se tornar um freelancer ou consultor. “Dependendo do seu campo de atuação, você poderá começar a construir um negócio freelancer ou de consultoria enquanto ainda estiver empregado. No entanto, você deve ter cuidado para não criar conflitos de interesse ou violar as políticas da sua empresa”, explica Gabriel.

A vantagem de se lançar no empreendedorismo e iniciar seu negócio de consultoria enquanto ainda está trabalhando é que ele diminui o estresse financeiro gerado pela falta de fluxo de caixa típica de qualquer novo negócio. A desvantagem é que você não pode acessar uma de suas fontes de trabalho mais rentáveis: seu empregador atual e / ou seus clientes.

Seu empregador pode ter dito não a você como funcionário virtual, mas as empresas podem ter políticas completamente diferentes quando se trata de contratados independentes.