Foram cumpridos três mandados de prisão e seis de busca e apreensão no combate ao tráfico de drogas e crime organizado no bairro São Cosme; um casal foi preso com porções de maconha, dinheiro e anotações que faziam referência a uma facção criminosa.
Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, realizada na manhã de quinta-feira (26.jun) cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra suspeitos de participar de uma organização criminosa em Votuporanga/SP.
Segundo o Gaeco, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão no bairro São Cosme. Os suspeitos eram investigados por tráfico de drogas e outros crimes. Em um dos endereços visitados, um casal foi preso em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Porções de maconha, dinheiro proveniente da traficância e anotações que faziam referência a uma facção criminosa foram encontradas no imóvel.
Outras três denúncias foram feitas contra mais três integrantes da organização criminosa que praticavam crimes na região.

Participaram da Operação Cosmos três promotores de Justiça, seis servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), 35 policiais militares em oito viaturas operacionais. Duas equipes com oito policiais do Canil do 9° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (9º BAEP) e nove integrantes do Gaeco.
De acordo com nota do 16º BPMI assinada pelo comandante Tenente Coronel PM Erick Mateus Reishtatter, a operação foi batizada de “Cosmos” em relação direta com o bairro São Cosme em Votuporanga, primeiro local relacionado às investigações.
“O 16º BPM/I agradece ao Ministério Público (Gaeco) por mais esta significativa parceria e também a cada policial militar e agente empenhado nesta operação e reafirma o seu compromisso no combate ao crime em toda a área abrangente deste Glorioso Batalhão”, enfatiza a nota do comando da PM.