
Iniciativas devem gerar impacto, valorização e turismo, programação segue até o dia 16 de agosto com mais de 600 atividades gratuitas.
A abertura da 15ª edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) foi marcada por emoção e pela inauguração da tirolesa e dos pedalinhos no Parque da Cultura, novas opções de lazer que prometem movimentar o espaço e atrair visitantes de todas as idades. Outro momento histórico foi a assinatura do decreto pelo prefeito Jorge Seba (PSD) que reconhece o Fliv como patrimônio cultural imaterial de Votuporanga.
Em sua fala, Jorge Seba disse que as respectivas iniciativas devem gerar impacto, valorização e turismo: “A instalação da tirolesa e dos pedalinhos nos torna referência regional de lazer, gera fluxo turístico, atrai visitantes e fortalece a economia local de forma sustentável e criativa”, disse.
Seba parabenizou o ex-prefeito Júnior Marão por ter sido o primeiro prefeito que realizou o Fliv, apoiando e acreditando na ideia de Cibele Moretti, Eliane Godói e Marinês Manhani, além do trabalho da secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, e toda sua equipe por se entregarem totalmente ao festival com dedicação.
“Votuporanga vive, há mais de 20 anos, uma virada de chave na administração e todos os prefeitos que antecederam contribuíram para Votuporanga chegar onde está neste momento de evidência e ela muda de patamar a cada ano”, falou.
A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, agradeceu sua equipe de trabalho, aos conselhos municipais vinculados administrativamente a sua pasta, a classe artística local, patrocinadores e apoiadores: “O Fliv cresceu porque tocou o coração de todo mundo. Agradeço ao prefeito Jorge Seba por todo apoio e por sermos uma das cidades que mais investe na cultura. Teremos aqui, até o dia 16 de agosto, mais de 600 atividades, shows com artistas nacionais e locais, muita literatura, autores consagrados e muito mais, tudo gratuito. Vida longa ao Fliv!”, falou.
A gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godói, disse que o Fliv sempre tem uma programação bacana e convidou a todos a participarem do espaço do Senac durante o festival.
O reitor da Unifev, Osvaldo Gastaldon, falou que todas os eventos culturais terão apoio da instituição, pois acredita que é uma das maneiras de estar próxima da população.
O gerente do Sesc Rio Preto, Thiago Freire, contou que a parceria com o Fliv é de edições anteriores e a instituição está muito feliz de estar no festival.
Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Daniel David (MDB), e os deputados estaduais Danilo Campetti (Republicanos) e Carlão Pignatari (PSDB).
Presente também no evento, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Marília Marton, destacou que o interior possui culturas muito ricas que precisam ser valorizadas: “A cultura é feita de crenças e ações, e acredito que podemos fortalecer isso. O FLIV gera renda e movimenta a economia. Além disso, a literatura é a base de tudo na educação, na vida de um ser humano e na arte. Tudo na arte envolve leitura e texto. Por exemplo: não existe filme sem roteiro, não há teatro sem texto. É fundamental restabelecer a conexão do ser humano com o texto e com seus livros”, afirmou.
Fliv 2025
O Fliv conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.
Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix, Cincor Tintas e Oral Sin Implantes Votuporanga.
O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.
Programação
A programação completa está disponível no site www.fliv.com.br/programacao, acompanhar as redes sociais do Fliv e também da Prefeitura de Votuporanga. É o conhecimento, a arte e a cultura ao alcance de todos, na palma da mão. reunindo todos os detalhes de shows, oficinas, bate-papos, vivências, lançamentos literários e intervenções culturais que vão movimentar o Parque da Cultura de 8 a 16 de agosto, de forma gratuita e para todas as idades.