Estiagem deixa ‘Fonte Jorrante’ sem água em Ibirá

221

Local tradicionalmente recebe moradores e turistas, pois a cidade é conhecida pelas águas terapêuticas e ricas em vanádio.


A estiagem provocou a seca da Fonte Jorrante localizada em Ibirá/SP, cidade conhecida pelas águas terapêuticas e ricas em vanádio.

A fonte é uma das que fazem parte do Conjunto Hidromineral do município. Ela tradicionalmente recebe moradores e turistas, que enchem galões para utilizar a água do município.

Contudo, nesta semana a Prefeitura de Ibirá divulgou um comunicado sobre a “diminuição severa no fluxo de água devido à falta de chuva”. O município também afirmou que esta é a maior seca dos últimos 100 anos.

Atualmente, equipes de manutenção da prefeitura buscam soluções dentro dos padrões ambientais para fazer com que a Fonte Jorrante retome o funcionamento.

Em agosto de 2020, a prefeitura também limitou o acesso à Fonte Jorrante por causa da estiagem. Na época, o local ficou fechado das 22h às 6h para recuperar o lençol freático, que interfere no abastecimento da fonte no período de seca.

No mês seguinte, uma disputa pela água da fonte terapêutica terminou em briga. Um vídeo que circulou nas redes sociais registrou a discussão e agressões.

Segundo a Polícia Militar, pai e filho estavam enchendo galões quando um homem se aproximou e disse que os dois estavam levando mais água do que o permitido.

O rapaz entrou na frente para pegar água e agrediu um garoto de 16 anos com um soco no rosto. Logo depois, a confusão generalizada começou.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os envolvidos na briga foram levados para a delegacia. Eles prestaram esclarecimentos e foram liberados.

*Informações/G1