Estádios da Copa do Mundo não terão bebidas alcoólicas 

537
Estádio Lusail será o placo da final da Copa do Mundo de 2022, no dia 17 de dezembro — Foto: Getty Images

Venda ocorrerá apenas fora das arenas antes e depois de algumas partidas e em áreas restritas.


Os estádios da Copa do Mundo do Catar não terão bebidas alcoólicas. É o que publicou nesta quinta-feira (7.jul) a Reuters. Segundo a agência, a venda ocorrerá apenas em fora das arenas, antes e depois de algumas partidas.

O Mundial de 2022 será o primeiro a ser realizado em um país muçulmano com controles rígidos sobre álcool. O evento e o esporte são historicamente associados à cerveja e é patrocinado por marcas do setor. Mas a venda não vai ocorrer durante os jogos. No entanto, segundo apurado, há a possibilidade de haver bebidas alcoólicas em camarotes e áreas VIP dos estádios.

“Nos estádios, os planos ainda estão sendo finalizados, mas a discussão atual é permitir que os torcedores tomem cerveja na chegada e na saída do estádio, mas a cerveja não será servida durante a partida ou dentro do estádio”, disse à Reuters uma fonte ligada à organização da Copa. 

A venda de bebidas alcoólicas é sempre um tema de debate nas Copas do Mundo, e a Fifa faz pressão para que seja liberada. Nas últimas duas edições, em 2014, no Brasil, e em 2018, na Rússia, legislações foram criadas para a proibição da comercialização de álcool nos estádios fosse suspensa. 

No Catar, consumir bebida alcoólica em locais públicos é ilegal. A venda é liberada em hotéis e alguns bares, e isso não vai mudar. Segundo um documento datado de 2 de junho obtido pela Reuters, a intenção da organização da Copa do Mundo no país muçulmano é liberar a venda de cerveja em horários restritos e em certas partes das fanzones, especialmente no parque Al Bidda, em Doha. 

Ainda de acordo com a publicação, a venda de cerveja não será realizada durante todo o dia nas fanzones, algo que ocorreu nas Copas anteriores. Um porta-voz dos organizadores e a Fifa disseram à Reuters que vão anunciar os planos sobre a disponibilidade de álcool no torneio “no devido tempo”. 

Em novembro e dezembro do ano passado, o Catar sediou a Copa Árabe, evento-teste para a Copa do Mundo. Na ocasião, bebidas alcoólicas não foram vendidas nos estádios. Os torcedores que visitarem o país também estão proibidos de levar álcool, mesmo se comprados em áreas duty free de aeroportos. 

A única loja de bebidas alcoólicas do Catar fica nos arredores de Doha e é restrita aos habitantes do país e residentes estrangeiros com autorização para comprar para consumo doméstico.