Seleção brasileira encara Equador pelas Eliminatórias

1026

A equipe comandada por Tite enfrenta o Equador, às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre/RS.


Líder das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, com 100% de aproveitamento, a seleção brasileira volta a campo na noite desta sexta-feira (4), pela sétima rodada da competição (a quinta e a sexta foram adiadas por conta da pandemia de Covid-19). A equipe comandada por Tite enfrenta o Equador, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre/RS.

Como mandante, a seleção brasileira nunca perdeu para o Equador. Mais do que isso: ganhou os dez duelos disputados. No geral, foram 32 confrontos, com 26 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas do time canarinho, a última delas há quase 17 anos, pelas Eliminatórias para a Copa de 2006.

Porém, o adversário está em bom momento. Terceiro colocado das Eliminatórias, o Equador vem de três vitórias consecutivas e possui o melhor ataque do torneio, com 13 gols marcados, média de 3,2 por partida.

No Brasil, se fase é boa dentro de campo, o mesmo não se pode dizer fora. A Seleção enfrenta turbulência provocada pela insatisfação dos jogadores ao descobrirem que a Copa América será realizada no Brasil. Eles discutem não participarem do torneio e tiveram, nos últimos dias, conversas sobre o assunto com Tite e o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Vale lembrar que os quatro primeiros colocados das Eliminatórias se classificam para o Mundial do Catar – o quinto lugar disputa a repescagem.

Por conta da pandemia de coronavírus, os jogos seguem sendo realizados sem a presença de público.

Brasil – Técnico: Tite

A Seleção vem bastante modificada em relação ao último jogo das Eliminatórias, há quase sete meses. Serão oito novidades na escalação.

Cortado por lesão das partidas contra Venezuela e Uruguai, Neymar volta a ser titular. O craque participou de apenas metade dos 26 jogos do Brasil desde a Copa do Mundo da Rússia.

Tite também recolocou Alisson no gol, no lugar de Ederson, e barrou Renan Lodi, um dos destaques da Seleção nas primeiras rodadas das Eliminatórias. Alex Sandro será o titular da lateral esquerda. Ainda na defesa, Éder Militão substituirá Thiago Silva, machucado.

No meio, Fred herda a vaga de Douglas Luiz, machucado, e Lucas Paquetá fica encarregado da criação, função desempenhada por Everton Ribeiro nas últimas rodadas.

Na frente, a principal novidade é a entrada de Gabigol no lugar de Roberto Firmino. O atacante do Flamengo volta a ser titular da Seleção depois de cinco anos.

  • Pendurados: Marquinhos e Richarlison.
  • Desfalques: Douglas Luiz (suspenso) e Thiago Silva (machucado).

ARBITRAGEM

  • Árbitro: Alexis Herrera, da Venezuela.
  • Auxiliares: Carlos López e Jorge Urrego, ambos da Venezuela.
  • Quarto árbitro: José Argote, da Venezuela
  • VAR: Christian Garay, do Chile

*Com informações do globoesporte