Entenda como Data Fifa pode ser decisiva para São Paulo ter Lucas e Oscar 100% até fim do ano 

25
Lucas e Oscar em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan/Rubens Chiri/São Paulo FC

Dupla ainda não recuperou condição de titular do Tricolor depois de problemas físicos.


Depois da derrota no clássico contra o Palmeiras, neste domingo, o São Paulo só entrará em campo novamente no próximo dia 16, para enfrentar o Grêmio, fora de casa, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tempo sem jogos por causa da Data Fifa vai servir para o Tricolor preparar a dupla Oscar e Lucas para a reta final da temporada.

Eliminado na Copa do Brasil e na Conmebol Libertadores, o São Paulo tem jogos decisivos pela frente para voltar à competição continental na próxima temporada. Atualmente, o Tricolor é o oitavo colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, a cinco pontos do Mirassol, o primeiro do G-6.

A 11 rodadas do fim da única competição que tem para disputar até dezembro, o São Paulo espera contar mais vezes com Lucas e Oscar entre os titulares – a última vez que ambos começaram juntos uma partida foi no dia 10 de março, ainda pelo Campeonato Paulista. E é justamente por isso que a Data Fifa ganha importância.

Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, Lucas entrou em campo por no máximo 45 minutos nas últimas três partidas do São Paulo: 24 contra a LDU, 45 contra o Ceará e oito contra o Palmeiras. Antes, ele tinha jogado pela última vez no dia 19 de agosto, diante do Atlético Nacional, e precisou parar para fazer um procedimento cirúrgico. 

Clinicamente, Lucas está recuperado e apto para jogar, mas o tempo sem atuar e as lesões sofridas no joelho direito atrapalharam o ritmo e a sequência do atacante do São Paulo. Desde seu retorno às partidas, o Tricolor lidou com um mata-mata de Libertadores, dois jogos do Brasileirão (ele não foi relacionado para um deles) e um clássico.

Agora, durante a Data Fifa, Lucas terá mais tempo para trabalhar com o restante do elenco sem partidas entre as atividades para estar pronto para recuperar a vaga de titular.

Quem vive situação parecida é o meia Oscar. Recuperado de fratura de três vértebras lombares, sofrida no dia 19 de julho, no clássico contra o Corinthians, o jogador ficou no banco de reservas contra Fortaleza e Palmeiras, as últimas duas partidas do São Paulo no Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo.

Ele tem treinado com o restante do elenco, sem nenhuma restrição, e está à disposição do técnico Hernán Crespo, mas apenas o tempo vai fazer com que Oscar recupere o espaço como titular no Tricolor. E é para isso que vai servir a Data Fifa.

Com a “maratona” de jogos de Libertadores e Campeonato Brasileiro, o São Paulo teve pouco espaço na agenda nas últimas semanas, justamente quando Lucas e Oscar se recuperaram, para fazer trabalhos de 11 contra 11, como numa partida, durante seus treinamentos.

“Tentamos chamar o sub-20, mas estão jogando o Paulistão, então eles só estão treinando em campo reduzido, assim como o Oscar. E isso dá um ritmo diferente, então precisamos esperar para ver. (…) Vamos organizar um jogo contra o sub-20 na Data Fifa para ver como ele (Luiz Gustavo) e Oscar estão para que se possa criar um jogo”, disse Crespo. 

Depois desta resposta do treinador, porém, Luiz Gustavo precisou jogar por 90 minutos diante do Fortaleza, fora de casa, como zagueiro, porque o São Paulo só tinha uma opção (Sabino) para o setor. Lucas e Oscar seguem um protocolo mais cauteloso para que não sofram com novos problemas físicos.

Dois dos principais jogadores do elenco, Oscar e Lucas são preparados para a reta final da temporada do São Paulo, que começa justamente depois desta Data Fifa. O elenco se reapresenta para os treinamentos na próxima quinta-feira e inicia as atividades de olho no jogo contra o Grêmio.

*Com informações do ge