Em Votuporanga, cai para 33 casos suspeitos em coronavírus

2227
Instituto Adolfo Lutz na capital paulista

Em Boletim Epidemiológico publicado hoje às 21h, Votuporanga caiu de 53 para 33 pessoas suspeitas de serem portadoras de coronavírus. A avaliação do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo disse que 20 casos não se enquadram nos critérios clínicos epidemiológicos para coronavírus. Veja o laudo:

Boletim Epidemiológico Municipal 14

COVID-19

Atualizado em 23 de março de 2020 às 21:00h

  1. Situação Epidemiológica no Município e no Brasil:

Atualmente o Município de Votuporanga conta com 53 casos notificados como suspeitos de Coronavírus, sendo que nesta segunda-feira (23/03) o Instituto Adolfo Lutz informou, através do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial/IAL, que 20 amostras destes casos suspeitos não atendem os critérios clínicos epidemiológicos para Coronavírus que justifiquem a realização dos exames e/ou à Resolução SS 28 / Estado de SP. Atualmente, o Município aguarda resultados de 33 amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz conforme Tabela 1 abaixo.

Boletim Epidemiologico Municipal 14

Desde a última sexta-feira (20/03), atendendo à determinação expedida pela Resolução da Secretaria de Estado da Saúde (SS 28, de 17 de março de 2020), os exames laboratoriais visando o diagnóstico de Coronavírus passaram a ser realizados somente em pacientes internados graves ou críticos e para os profissionais de saúde com sintomas do Covid-19. Os pacientes assintomáticos, síndrome gripal leve e/ou moderada não realizam exames específicos para Covid-19, porém, estão sendo monitorados.

Sendo assim, de acordo com as novas definições do Ministério da Saúde e Resolução da Secretaria de Estado da Saúde, o Município, até a presente data/hora, apresenta os seguintes dados:
Casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
• 5 pessoas, sendo: 2 crianças com idade entre 1 e 4 anos (masculinos); 1 homem com idade entre 50 e 59 anos; 1 mulher de 60 a 69 anos; e 1 homem de mais de 80 anos.
Os pacientes seguem internados, sendo 2 na Unidade de Terapia Intensiva (masculino mais de 80 anos e um feminino de 60 a 69 anos).

Observação:
A Secretaria da Saúde informa que foi notificada nesta segunda-feira (23/3) pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado), de São José do Rio Preto, sobre a ocorrência do óbito de uma criança de 1 ano (masculino), suspeito de H1N1, que estava internada no Hospital de Base de Rio Preto. Diante da notificação, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde dará continuidade à investigação do caso com visita domiciliar.

Casos de Profissionais da Saúde, suspeitos de Covid-19
• 2 profissionais de Saúde sendo: 1 mulher com idade entre 20 e 29 anos e 1 mulher entre 40 e 49 anos. Pacientes monitoradas em isolamento domiciliar.

Casos monitorados de Síndrome Respiratória Aguda Não Grave
 66 casos que estão em monitoramento domiciliar conforme idades e sexos descritos em tabela abaixo:

No Brasil, atualização do Minisério da Saúde Coronavírus: 1.891 casos confirmados e 34 mortes. Informações estão atualizadas até as 20:45h desta segunda – feira (23) – acesso em 23/03/2020 20:45 horas https://saude.gov.br/.
II- Monitoramento do Casos Síndrome Respiratória Aguda Não Grave
Monitoramento Domiciliar: será realizado por telefone pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde todos os casos sem Síndrome Respiratória Aguda Grave, através de E-MAIL: epidemiologica@votuporanga.sp.gov.brinformando: NOME, DATA DE NASCIMENTO, ENDEREÇO, TELEFONES E SE PORTADOR DE COMORBIDADES E/OU GRUPO DE RISCO.Essa equipe fará contato diário com o paciente para verificar evolução dos sinais e sintomas e oferecerorientações.
Essa equipe de monitoramento também fará os atendimentos via telefone para a população de forma geral e profissional da saúde para esclarecimentos de dúvidas.
III – Prevenção
– Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;
– Usar sempre álcool em gel 70% para higienização das mãos e objetos;
– Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);
– Caso você faça parte do público alvo da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos;
– Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água;
– Evitar aglomerações de pessoas e em caso de sintomas gripais evite circulação e mantenha-se no domicílio;
– Evite circulação desnecessária;
– Mantenha as medidas de etiqueta ao tossir e espirrar (cobrir a boca e nariz com o antebraço ou lenço descartável).
– Evite abraços, apertos de mão e beijos no rosto.
IV – Informações Gerais
– Até o momento não há tratamento específico e nem vacina para infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19).
– Os dados estão disponíveis na plataforma integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, disponível no endereço eletrônico: htttp://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
– O aplicativo Coranavírus–SUS está disponível para celular e com sistema operacional androide no seguinte link da Google Play:http://bit.ly/AndroidAppCoronavírus-SUSe pelo iOS pelo seguinte link na APP Store:http://bit.ly/iOSAPPcoronavirus-SUS
– Em caso de dúvida a população ou o profissional de saúde poderá fazer contato no telefone 0800-7718070
– DECRETO Nº 12 180 de 23 de março de 2020 (Decreta a suspensão do corte no serviço de fornecimento de água no Município de Votuporanga, em virtude da Pandemia decorrente do novo Coronavírus COVID-19)
– DECRETO Municipal Nº12 181, de 23 de março de 2020 (Dispõe sobre medidas de
5
proteção para enfrentamento da emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (covid-19), a serem aplicadas aos Servidores da Prefeitura do Município de Votuporanga.
Referência
– Boletim Epidemiológico 5 – Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública/ Covid-19 – Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde,14/03/20.
– Nota Técnica GVIMS/CCTES/ANVISA nº 04/2020 – Orientações para Seviços de Saúde: Medidas de Prevenção e Controle que devem ser adotadas durante a Assistência aos Casos Suspeitos ou Confimados de Infecção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2), atualizada em 21/03/2020
Documento elaborado por:
Departamento de Vigilância em Saúde e Departamento Assistencial da Secretaria Municipal de Saúde