Eleitores de Tanabi voltam às urnas e elegem Alexandre Silveira Bertolini para prefeito

569
Alexandre Bortolini o Xandão, foi eleito prefeito de Tanabi (Instagran)

Eleição suplementar foi realizada neste domingo (27). O novo pleito foi realizado porque a chapa eleita no ano de 2020 foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Da Redação

O candidato Alexandre Silveira Bertolini (PSB) venceu as eleições suplementares em Tanabi (SP) neste domingo (27) com 5.939 votos, o que representa 41,29% do total.

José Francisco de Mattos Neto (PC do B) teve 5.256 votos, ou 36,55% do total. Valdir José Uchoa (PL) teve 2.670 votos (18,56%). Lincoln Johnson Aparecido Alves (PRTB) obteve 517 votos (3,59%).

Os 20.685 eleitores de Tanabi (SP) voltaram às urnas para escolher os candidatos que ocuparão os cargos de prefeito e vice-prefeito.

O novo pleito foi realizado porque a chapa eleita no ano de 2020 foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A compra de camisetas, sem prestação de contas pela campanha, motivou a decisão.

Entenda o caso

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o prefeito eleito em 2020, Norair Cassiano, omitiu dolosamente o montante de R$ 12 mil na prestação de contas de campanha para a aquisição de camisetas distribuídas no dia da eleição, representando 21,79% do total das despesas contratadas pela campanha.

“A prática teria ferido a lisura do pleito, vencido por apenas 12 votos e, embora não tenha sido comprovada a responsabilidade do vice, foi determinada a cassação da chapa pelo princípio da unicidade”, argumentou o TRE.