Por Erica Cristina Cerantola da Escola Manoel Lobo
O comprometimento do professor de Educação Física de qualquer âmbito educacional deve ser grande. Deve ter um nível de atenção na elaboração de suas estratégias bem próximo da realidade do seu aluno para trabalhar com as dificuldades, interação social e autonomia. Se tratando de Autista o professor deve fazer uma abordagem individual para cada aluno e incluí-lo ao mesmo tempo em suas aulas nas escolas regulares.
A Educação Física Inclusiva tem por objetivo promover a inclusão de todos os alunos com necessidades especiais, em especial o autista, visando as adaptações e adequações curriculares disciplinares, bem como nas aulas teóricas como nas aulas práticas.
A Educação Física escolar exerce uma importante função, contribuindo nos aspectos relacionados à formação geral da pessoa, tais como, desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo, visando também o hábito da prática das atividades físicas como sendo fundamentais para uma vida saudável. As atividades, por muitas vezes são realizadas na modalidade de jogos e brincadeiras, de forma lúdica, o que desperta o prazer da criança para sua prática (FELLIPE; JUDITH, 2010).
Desta forma, é indispensável que o professor tenha um conhecimento mais aprofundado sobre a deficiência do aluno com o qual ele irá trabalhar em sala de aula, pois o sucesso do desenvolvimento da pessoa com Autismo dependerá muito dos conhecimento do mesmo (SILVA,2013).
A Educação Física escolar é uma disciplina que faz parte do currículo básico, como as demais, devendo ser composta por um conteúdo programático, organizado, estruturado, e que instrua os alunos para as atividades, promovendo seu desenvolvimento harmonioso. Porém, a participação de todos os alunos, sem exceção, é fundamental para o bom desempenho da aula, para que ela possa contribuir com o seu desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo (SILVA, 2013).
Segundo Tomé (2007) o dever do professor de educação física no ensino do aluno autista consiste em insistência e paciência para a elaboração de um plano de aula estruturada a fim de atender o aluno de forma correta, estabelecer um vínculo positivo, trabalhar no desenvolvimento da independência e preservar a rotina de atividades, tendo maior cuidado com aquelas que tenham regras, jogos imaginários e gincanas, que podem ocasionar insatisfação, incômodo e falta de interesse desses alunos pelas aulas de educação física.
Uma estratégia muito importante para trabalhar com os Autistas são os Jogos/Brincadeira, eles contemplam todas as fases do desenvolvimento humano, relacionamento entre pessoas e são fontes de desenvolvimentos e aprendizagens uma vez que em crianças autista os grandes prejuízos estão relacionados à sua interação social.
Ações específicas dos jogos são: estimulam o raciocínio, desenvolvem habilidades, estimulam a construção de novos conhecimentos, ensinam a lidar com os resultados, desafiam a produção de soluções para a situação problema.
Os jogos com técnica educativa:
Torna a aprendizagem significativa e dinâmica
Tem como objetivo ensinar divertindo e interagindo com o outro
O jogo como educativo:
Tem função pedagógica
Contemplar o estágio do desenvolvimento
Comtempla o interesse do aluno
Dê prazer ao realizar a atividade
Engajar o professor e aluno na mesma atmosfera lúdica
A experimentação/descoberta/criatividade são aspectos que devem ser respeitados
Alguns marcos fundamentais são necessários para um bom desenvolvimento:
Busca: intenção e proposito
Representação Mental: imagem / conceito
Constância perspectiva e objetivos permanentes: tempo/ espaço
Relação Tri-bidimensional: volume / tempo
Exemplos de atividades para crianças de 02 a 04 anos
Bola ao cesto
Pega – pega
Boliche
Esconde- esconde
Amarelinha
Túnel
Montagens
Encaixes
OBJETIVANDO:
Consciência corporal
Vínculo afetivo
Intencionalidade de ação
Compartilhamento
Funcionalidade manual
Compreensão de instrução
Início de compreensão de regras
Obs: com o tempo podem ser inseridos jogos que trabalhem mais especificamente as operações mentais como: comparação, classificação, seriação, associação, discriminação
Criativos: formas, cores, opostos
Memória: bingo, jogo da memória
PARA OS MAIORES
Exploração ampla da capacidade visual para o desenvolvimento do raciocínio. Ex:
Jogos com desafios gradativos
Jogos que exigem poder de decisão que envolvam escolhas
Jogos que envolvam escolhas
Análise/síntese: Tangran
Monte uma face (são dadas as figuras)
Raciocínio Lógico: Cara- cara
Batalha – naval
Sudoku
Jogo- da -velha
Rapidez: Molecoton
Lince- cartas
Blinks
Desenvolvimento de linguagem: Story cubes
História -sem- fim
Raciocínio matemático: Pass de pigs
Vira- letras
Boogle Slam
Montagens: importante ir mudando o grau de dificuldade
Importantes adaptações a serem feitas:
Pistas visuais: palavras/ diagramas
Tabuleiros com locais marcados
Placares
Ábaco : Para contagem de pontos
Setas e marcadores coloridos
Noções explícitas de turnos: eu/você
Espere/jogue
Citações do material da Drª. Lília Maíse de Jorge; Jogos e Atividades para Alunos Autistas