EDUCAÇÃO CATÓLICA – Inaugurado em Votuporanga o Colégio Jesus, Maria e José

397
A Secretaria Municipal de Educação de Votuporanga, em uma ação significativa para a comunidade, publicou uma portaria no Diário Oficial do Município que autorizou a abertura do Colégio Jesus, Maria e José, uma instituição educacional de orientação católica.
Esse novo colégio se propõe a oferecer uma abordagem pedagógica que combina a metodologia estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular com os fundamentos e valores do cristianismo católico. Com grande expectativa, o Colégio iniciou suas atividades no dia 1º de abril, marcando o começo de uma nova jornada educacional para seus alunos.
Em entrevista para o Jornal Diário de Votuporanga a Diretora Selma Daniela Bonfim Silva falou sobre a importância, objetivos e funcionamento do Colégio, acompanhe:
DV: Quais são os principais objetivos do Colégio Jesus, Maria e José em relação à formação educacional e espiritual dos alunos?
“Nossos objetivos passam pelas bases nacionais como ‘o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’, mas principalmente desejamos elevar todo o potencial da criança, unindo fé e razão. Sabendo que tudo vem de Deus, inclusive a lógica e as ciências, a formação integral, inclusive no ambiente acadêmico, perpassa por essa formação plena espiritual, moral e intelectual. É preciso reconhecer que a realidade, objeto das ciências, é criação de Deus e assim a vida intelectual não tem um fim em si mesma, mas um meio para a santificação pessoal.”
DV: Como a metodologia de ensino do colégio se integrará à Base Nacional Comum Curricular e quais valores cristãos serão enfatizados nesse processo?
“Toda pessoa é um ser integral e para uma aprendizagem significativa, sua realidade e seu conhecimento precisam se relacionar com os conteúdos ensinados. Mesmo a criança muito pequena usa todo seu potencial para interagir com o meio em que está inserida. Para isso, fé e razão estão presentes construindo os saberes a todo tempo. Nossa metodologia está pautada nas virtudes cristãs como amor, prudência, justiça, temperança e tantas outras virtudes essenciais para que o estudante estruture e assimile o conhecimento não só dos conteúdos escolares, mas também dos valores cristãos tão fundamentais, promovendo uma integração plena na forma de aprender, ser e agir direcionadas sempre para os princípios de Jesus.”
DV: Qual foi o papel do padre Márcio Tadeu na criação do colégio e como ele mobilizou a comunidade para apoiar essa iniciativa?
“Em conversas nas nossas comunidades sempre víamos a necessidade e a urgência de ajudar as famílias em sua essência. A escola é o caminho perfeito para isso, pois é o ambiente social que todos passamos uma boa parte de nossas vidas. Entre uma conversa e outra surgiu um grupo de estudos de pessoas que tinham este mesmo pensamento, inclusive o Padre Márcio Tadeu. Usamos então, num primeiro momento, um espaço cedido por ele, dentro da Paróquia Senhor Bom Jesus para oração e partilha. Com o tempo foram surgindo pessoas de outras Paróquias e até de outras cidades, como Cosmorama e Américo de Campos. Com este grupo, passamos a nos reunir de 15 em 15 dias para estudos de formação na área religiosa, intelectual e para aprender sobre a burocracia relacionada ao tema. Em nossas buscas visitamos vários Colégios Confessionais em várias cidades e com os mais diversos formatos e metodologias, até construirmos o modelo que mais se adequava a nossa realidade. Mais tarde usamos também o espaço da Paróquia São Bento, cedido pelo Padre Carlos, além de nos reunirmos com vários outros Párocos da nossa cidade como Padre Alexandre, Padre Murilo, Padre Alan, sempre em busca de apoio e direção Espiritual para nosso projeto.”
DV: O que significa para a comunidade de Votuporanga ter uma instituição educacional de orientação católica como o Colégio Jesus, Maria e José?
“Votuporanga já é conhecida pela excelência educacional tanto no Ensino Público, quanto no Ensino Privado, e tem uma comunidade católica e cristã muito engajada e atuante. Viemos atender esta demanda de famílias que desejam, assim como nós, proporcionar aos seus filhos uma educação de excelência intelectual e grandeza espiritual, cujo objetivo seja a santificação pessoal e familiar. Tornar a escola um apoio à formação virtuosa das crianças.”
DV: O Colégio começou a funcionar na última terça-feira dia 01/04, qual o público que vocês estão atendendo nesse início? Como estão funcionando as matrículas para quem estiver interessado e quem está na direção do Colégio?
“Estamos em fase de adaptação escolar. Temos vagas para alunos de 4 e 5 anos para salas de Pré I e II nos períodos da manhã e  tarde. Somos uma Associação sem fins lucrativos, portanto temos mensalidade e material didático bastante acessíveis. Na direção do Colégio temos a Professora Selma Daniela Bonfim Silva, que já atua há 23 anos na educação sendo destes, 21 no município de Votuporanga.”
DV: Abro espaço para acrescentar informações que você julgue importantes, além do endereço do Colégio, telefone para contato e redes sociais caso tenha.
“O Colégio Jesus, Maria e José é um Colégio Confessional que professa a fé católica, mas que recebe todas as famílias que queiram para seus filhos uma educação de excelência aliada à fé, aos valores e virtudes cristãs. Estamos de portas abertas para todos que queiram conhecer nosso projeto e nossas ideias. Agradecemos à todos os apoiadores, benfeitores, empresas e pessoas físicas que fazem acontecer com suas doações, esse projeto que é fruto de muita oração, dedicação e estudo. Estamos localizados na Rua Minas Gerais, n. 3192, próximo à Santa Casa. Telefones para contato: 17 997245508/ 17 991827335/ 17 997150576.”
Importante ressaltar que o Colégio Jesus, Maria e José não tem fins lucrativos. Sua criação é fruto da união de um grupo de fiéis da paróquia Senhor Bom Jesus, localizada em Paineiras. Além disso, a iniciativa contou com o apoio e a determinação do padre Márcio Tadeu, que incentivou outras pessoas com ideais semelhantes a se unirem a essa causa. Essa colaboração resultou na formação da associação mantenedora da instituição, consolidando um projeto que visa promover não apenas a educação, mas também valores morais e espirituais entre seus alunos.