
Encontros estão sendo realizados ao longo da semana em diferentes bairros, com orientações e divulgação dos grupos de apoio.
Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, as unidades de saúde de Votuporanga estão promovendo uma série de palestras para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, além de divulgar os grupos de apoio ao combate ao tabagismo disponíveis no município.
A iniciativa conta com a participação da equipe do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), que percorre as unidades de saúde em diferentes bairros ao longo da semana, levando informações, orientações sobre os riscos do tabaco e apresentando os caminhos para quem deseja parar de fumar.
As palestras ocorrem sempre às 8h. Nesta terça-feira (27/5), foi realizada no Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto”, Jardim Marim; na quarta-feira (28/5), será no Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto Vicente Medeiros”, Vila América; na quinta-feira (29/5), no Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, Colinas; e, na sexta (30/5), no Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, bairro São João.
Além das palestras, as equipes também reforçam a divulgação dos grupos de apoio ao tabagismo, que oferecem suporte gratuito e acompanhamento multiprofissional para quem deseja largar o vício.
O tratamento inclui avaliação clínica, aconselhamento e, se necessário, terapia medicamentosa.
Mais informações sobre os grupos de apoio podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde (Departamento de Atenção à Saúde).
Para ser atendido pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no município de Votuporanga, basta apresentar a identidade e realizar a inscrição em um dos seguintes locais:
- CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Sabina Antônio Oliveira” – Rua Tocantins, nº 3809, Santa Eliza. Telefones: (17) 3423-6343 e (17) 99774-7492
- Consultório Municipal “Dr. Martiniano Salgado” – Avenida Jerônimo Figueira da Costa, nº 3050, Propovo. Telefones: (17) 3423-4353 e (17) 98181-0229
- Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin” – Rua Evangelina Dutra Prado Oliveira, nº 3791, Bairro Waldomiro Nogueira Borges. Telefones: (17) 3422-4431 e (17) 99738-5700
Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)
O controle do tabagismo no Brasil é coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com foco na promoção da saúde.
O principal objetivo do PNCT é reduzir a taxa de fumantes e diminuir a morbidade e mortalidade associadas ao uso de produtos de tabaco. Para isso, o Programa adota uma abordagem integrada que combina ações educativas, campanhas de comunicação e a oferta de serviços de saúde.
As iniciativas visam prevenir o início do tabagismo, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens; promover a cessação do uso de tabaco; proteger a população da fumaça passiva; e reduzir os danos individuais, sociais e ambientais causados pelos produtos do tabaco.