Dezembro Vermelho: Secretaria da Saúde promove 14ª edição da Campanha “Fique Sabendo”

134

Edição destaca importância do diagnóstico precoce para Infecções Sexualmente Transmissíveis; parceria com Unifev fará testes gratuitos.


Finalizando as campanhas mensais de prevenção comemoradas durante o ano todo, agora será a vez do “Dezembro Vermelho” em conscientizar sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado na próxima quarta-feira (01/12). Para promover a ação, a Secretaria da Saúde de Votuporanga realizará até o dia 07 de dezembro, a 14ª edição da Campanha “Fique Sabendo”, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, conscientizando e incentivando à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como HIV e Sífilis.

Como ação preventiva, serão realizados gratuitamente, sob agendamento, nos consultórios municipais e no Serviço de Assistência Especializada (SAE), testes rápidos de doenças que ocasionam as IST’s com intuito de ampliar o número de pessoas a conhecerem sua condição sorológica, pois, há muitas que são portadoras do vírus do HIV ou que estão com Sífilis e não têm conhecimento. A testagem é a porta de entrada para cuidados contínuos de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV e, no caso da Sífilis, o procedimento oportuniza o diagnóstico e tratamento dessa doença que muitas vezes não manifesta sintomas, agindo de maneira silenciosa.

Casos

Estatísticas do SAE sobre pacientes soropositivos apontam que em 2020 foram registrados 39 casos, sendo 23 de Votuporanga e 16 de outros municípios. Este ano, até o momento, o número total é de 22 pessoas, onde 14 pertencem ao município e oito são de demais cidades.

O total de pacientes que fazem uso de medicação antirretroviral, somam 692, sendo 413 pertencentes a Votuporanga.

Teste rápido

O serviço gratuito de testagem rápida para detecção de IST’s, como HIV e Sífilis que, habitualmente necessita de agendamento, poderá ser obtido diretamente nesta quinta-feira (25/11) até às 20h no SAE e também nas unidades de saúde, que além dos testes realizarão exames preventivos de câncer de próstata e pênis; na quarta-feira (01/12), que é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o SAE atenderá novamente até às 20h com o serviço de testagem rápida e também na segunda-feira (06/12), através de uma parceria com a Unifev, das 18h às 22h, no Campus Centro da instituição, que fica na rua Pernambuco, nº 4.196.

O serviço também é realizado durante a semana nos consultórios municipais, sob agendamento prévio, e no SAE, entre 7h e 11h e das 13h até 15h30, também com agendamento. O Serviço de Assistência Especializada está localizado na rua Minas Gerais, nº 1.850, bairro São João e os telefones são o (17) 3405-1584, 99718-9373, 98181-0791 e WhatsApp (17) 99644-4605.