Sequência de resultados ruins tirou o Peixe da briga na Copa do Brasil e na Sul-Americana e fez o time descer para bem perto da zona do rebaixamento no Brasileirão.
A última vitória do Santos foi no dia 14 de maio, o 1 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Àquela época, o time estava na parte de cima da tabela, tinha chances de ir ao mata-mata da Sul-Americana e estava às vésperas de disputar as oitavas de final da Copa do Brasil.
Agora, dez jogos depois (cinco derrotas e cinco empates), o cenário é completamente diferente. O Santos não vence há seis rodadas no Brasileirão, não tem mais chances de ir ao mata-mata da Sul-Americana e foi eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil.
Mais do que as eliminações precoces nas competições de mata-mata, o que mudou foi a preocupação do Santos com o futuro. Se antes os planos eram de briga por uma vaga na Libertadores, a tabela do Brasileirão mostra o contrário.
Apesar do discurso otimista de pessoas do clube de que a briga não é contra o rebaixamento, apenas dois pontos separam o Santos do Goiás, o primeiro time do Z-4. O futebol apresentado nas últimas rodadas faz a torcida temer que a luta, mais uma vez, seja contra a parte de baixo da tabela do Brasileirão, pelo terceiro ano seguido.
Para tentar melhorar o cenário, o Santos trocou de técnico na semana passada. Demitiu Odair Hellmann e contratou Paulo Turra, que havia sido demitido do Athletico. O novo treinador assume a equipe nesta segunda-feira, quando inicia seu trabalho de fato no CT Rei Pelé.
Para piorar a situação santista, o STJD determinou que o time jogará por um mês sem torcedores em competições nacionais – a punição ainda pode aumentar de acordo com o resultado do julgamento, que ainda será realizado. Tudo isso por causa dos protestos de torcedores durante o clássico contra o Corinthians, na semana passada.
Se há dez partidas o cenário era positivo e de otimismo, agora é de apreensão para o futuro.
Veja os próximos cinco jogos do Santos no Brasileirão:
- Cuiabá x Santos
- Santos x Goiás
- São Paulo x Santos
- Santos x Botafogo
- Fluminense x Santos
*Com informações do ge