
Fundador do Grupo Estrela Alimentos é homenageado na Alesp pela cessão de aeronaves para transporte de órgãos em parceria com o programa estadual de aviação solidária.
O deputado estadual Carlão Pignatari apresentou nesta segunda-feira, dia 7 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Moção nº 102/2025 em homenagem ao empresário Etivaldo Vadão Gomes, fundador do Grupo Estrela Alimentos, por sua expressiva contribuição ao programa estadual TransplantAR – Aviação Solidária.
Lançado em setembro de 2024, o TransplantAR tem como objetivo acelerar e baratear o transporte de órgãos para transplantes no Estado de São Paulo, por meio do uso de aeronaves privadas. A parceria com o setor privado é considerada essencial para a viabilidade e o sucesso da iniciativa, que já salvou inúmeras vidas.
A moção destaca que, no dia 28 de março de 2025, pela quarta vez, uma aeronave do Grupo Estrela foi disponibilizada gratuitamente para uma missão de transporte de órgão vital. O voo permitiu que uma equipe médica especializada fosse deslocada da capital paulista até São José do Rio Preto, onde realizou a captação de um pulmão, que retornou a tempo para o transplante em São Paulo. O gesto reforça o compromisso do empresário e de sua empresa com a responsabilidade social e com a saúde pública.
Outros atos solidários do Grupo Estrela também foram lembrados, como o transporte de um coração captado em Toledo/PR e levado até São Paulo. “A atuação do Grupo Estrela é exemplo de como a colaboração entre os setores público e privado pode fortalecer a infraestrutura e a eficiência das políticas de saúde”, afirmou Carlão Pignatari.
Ao encerrar a homenagem, o deputado destacou pessoalmente o papel de Vadão Gomes: “Quero agradecer, em nome de toda a população paulista, ao senhor Vadão Gomes, por transformar generosidade em ação concreta. Seu gesto salva vidas e inspira o que há de melhor na relação entre empresas e sociedade. A Assembleia Legislativa se orgulha em reconhecer esse exemplo de humanidade e compromisso com a saúde pública.”
A Assembleia, com base no artigo 154 de seu Regimento Interno, aprovou a moção de aplauso, determinando o envio de comunicação formal ao homenageado, com votos de estima e consideração.