De saída para o recesso, sessão tem discussão por ‘vereador Wi-Fi’: “Tá com mimimi, sai da vida pública” 

4
De saída para o recesso, sessão tem discussão por ‘vereador Wi-Fi': “Tá com mimimi, sai da vida pública” - Foto: Reprodução

Um roteador foi exposto na tribuna pelo vereador Marcão Braz (PP), que saiu em defesa do termo utilizado pelo prefeito Jorge Seba (PSD) nas redes sociais; Cabo Renato Abdala (PRD) ‘dobrou a aposta’ enumerando obras inacabadas e apontando, o que considera, conquistas de seu mandato.


Jorge Honorio
[email protected]

A 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, desta segunda-feira (30.jun), última antes do recesso parlamentar de 15 dias, seguia o rito considerado normal e, até tranquilo, quando comparado a efervescência vivida nas últimas semanas, contudo, terminou com uma cena minimamente inusitada, onde um roteador de internet foi levado para a tribuna pelo vereador Marcão Braz (PP) para simbolizar o “Vereador Wi-Fi”,  termo cunhado pelo prefeito Jorge Seba (PSD) nas redes sociais, no último final de semana, e dirigido à vereadores que, segundo ele, não fazem nada pela cidade e passam o dia inteiro criticando na internet.

O chefe do Executivo, conhecido por seu perfil moderado, sem denominar o alvo ou os alvos de seu apontamento, declarou publicamente nas redes sociais que não está mais disposto a aceitar, passivamente, o que ele classifica como críticas infundadas da turma do “quanto pior, melhor”.

Na referida publicação, Jorge Seba aparece em fotos rodeado por munícipes em um evento na zona Leste: “Enquanto tem Vereador Wi-Fi, que passa o dia na internet criticando e gravando vídeo, sem trazer um real em recurso para Votuporanga, eu estou no meio do povo, presente, ouvindo e entregando resultados de verdade que transformam vidas e fortalecem nossa cidade. Hoje participamos da Festa Junina da Melhor Idade, organizada pela Assistência Social, no salão da Igreja São Cristóvão, na Zona Leste, com transporte gratuito para levar nossos idosos até o evento, muita música, comidas típicas e muita alegria. Mais que uma festa, esse encontro mostra nosso compromisso: estar perto de quem constrói a cidade, ouvir necessidades e levar o trabalho até eles. Eu fiquei muito feliz e surpreendido, porque durante a festa várias pessoas chegaram até mim para falar sobre a realidade dos bairros. Me elogiaram pela volta da interligação do bairro São Cosme com o Jardim Universitário, pelos recapeamentos que estamos fazendo pela cidade, pela ampliação das escolas do Bairro São Cosme e pelos avanços nos postos de saúde. Também aproveitaram para fazer pedidos e sugestões para que possamos melhorar ainda mais. Também ouvimos pedidos e sugestões para melhorar ainda mais a região. Prefeito tem que estar presente, ouvir e resolver. Aqui, trabalhamos sério para construir uma Votuporanga melhor para todos, com esperança, força e a certeza de dias melhores!”

Logo no início da sessão, o vereador Cabo Renato Abdala (PRD) tocou no assunto e expôs um vídeo gravado em frente a diversas obras inacabadas pela cidade, ironizando o termo “Vereador Wi-Fi”. “A função constitucional do vereador é criar lei e fiscalizar. O senhor foi vereador e não aprendeu isso, aliás, é prefeito e não sabe ser prefeito”, disse o vereador que afirmou ainda que enquanto tem “Vereador Wi-fi”, o prefeito é “Internet Discada”, fazendo alusão a lentidão, “que não consegue completar nada, não consegue adiantar nada, não consegue agilizar nada, não consegue ser transparente, e talvez o senhor esteja aí gastando as suas energias nessas viagens internacionais”, alfinetou Cabo Renato Abdala.

O vereador Emerson Pereira (PSD) foi à tribuna defender índices alcançados recentemente pela gestão municipal: “… nossa cidade é exemplo, cidade modelo para muitas cidades de nossa região. Nós não podemos desqualificar a cidade em que moramos. Votuporanga tem problemas? Tem, mas, não podemos desqualificar o trabalho do Executivo que faz essa cidade desenvolver como está nos dias de hoje.”

Outro parlamentar que tocou no assunto foi o líder do governo na Casa, Sargento Moreno (PL): “É até um pouco cômico. Não tem como a gente falar que o prefeito Jorge Seba é internet discada. Em todos os índices, Votuporanga aparece nas primeiras colocações 18ª melhor qualidade de vida, destaque em saúde, premiação na educação, temos premiação de assistência social, premiação de mobilidade urbana. Se já pensou então se o prefeito tem Wi-fi?”, brincou.

Cabo Renato Abdala voltou a usar a tribuna, retomando o tema: “Eu quero dizer para os vereadores e até para quem nos assiste: vereador faz lei, vereador fiscaliza. Atribuição constitucional, vereador faz lei e vereador fiscaliza. E todo ato administrativo tem que ser transparente e tem que respeitar os princípios, dentre eles o da publicidade. Então quando o vereador faz um vídeo falando que o prefeito não fez isso e não fez aquilo, é para dar publicidade. Se a população senta o pau no prefeito, o problema é do prefeito. O problema não é o vereador que está dando publicidade. Então precisa parar com esse paradigma. Só vou fazer videozinho, como se eu fosse o dono da obra. Ir lá, olha essa obra aqui. Vereador não pede obra porcaria nenhuma, parem de acreditar nisso. Prefeito, ele trabalha com o seu dinheiro, não é dinheiro dele, não deve ser elogiado. Prefeito é igual caixa eletrônico, você trabalha, você vai lá, passa o cartão e saca o dinheiro e você não tem que ajoelhar lá, beijar ele e agradecer. Prefeito está trabalhando com o seu dinheiro, pagamento do seu imposto, seja ele vindo do governo federal, governo estadual ou do próprio tesouro, arrecadação municipal. Não quer ser criticado, não fica na vida pública. Está com mimimi, sai da vida pública. Eu não vou vir aqui falar, ai meu prefeitinho, olha os brinquedinhos para a escolinha das nossas criancinhas. Não vou fazer isso, gente, é vergonhoso. A população vota na gente para a gente estar aqui fazendo aquilo que está na Constituição. Fazer lei e fiscalizar.”

Já no apagar das luzes do primeiro semestre de atividades da Câmara, Marcão Braz subiu a tribuna para seu pronunciamento e afirmou que alguns colegas já “vestiram a carapuça”, em referência ao incômodo gerado pela provocação. O gesto inusitado gerou comentários e risos entre os presentes, marcando o encerramento da sessão com “pimenta no … dos outros é refresco. Eu posso vir aqui falar o que eu quero, falar que o prefeito é sem vergonha, mas quando o prefeito vai nas redes sociais e joga uma indireta, a carapuça serve e aí eu fico chateadinho, fico revoltadinho. Se quer dar pancada tem que estar pronto para receber também”, disparou.

A volta das sessões ordinárias está prevista para o dia 21 de julho.