Evento acontece nos dias 27 e 28 de julho em Votuporanga e vai reunir profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades.
A metodologia de ensino De Criança Para Criança é um dos destaques da programação do 8º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), que acontece nos dias 27 e 28 de julho e vai reunir profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades. O evento terá cerca de 40 atividades entre palestras, oficinas e minicursos promovidos, das 7h30 às 18h, na Cidade Universitária da Unifev, na Avenida Nasser Marão, 3069, Parque Industrial I, Votuporanga.
O cofundador e diretor criativo da empresa De Criança Para Criança, Vitor Azambuja, vai participar do encontro em duas oficinas que vão acontecer no dia 28, sexta-feira, das 8h às 10h e das 10h30 às 12h30, com o tema “Criando Juntos: uma metodologia revolucionária”.
A metodologia Criando Juntos coloca o aluno como protagonista do aprendizado de maneira lúdica, divertida e estimula o interesse por diferentes aspectos das disciplinas escolares. Os alunos, sob a mentoria do professor, criam histórias, desenham e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento, para a produção de animações em vídeo. O programa é um importante aliado para reter, ampliar e fortalecer o conhecimento dos estudantes.
“Participar do CIENP é muito importante para nós porque podemos apresentar nosso projeto de educação, baseado no repertório das próprias crianças, que podem desenvolver a criatividade, a cooperação, o trabalho em equipe e, claro, o aprendizado e conhecimento. Somos uma empresa de tecnologia com foco na educação, trabalhamos com inovação em busca de uma educação mais participativa e efetiva”, afirma Azambuja.
A oficina do cofundador da De Criança Para Criança integra o eixo temático “Tecnologias e Metodologias Educacionais” do CIENP. O tema geral do encontro é “Educação Inclusiva: afeto e aprendizagem”. “A educação inclusiva faz parte do projeto De Criança Para Criança, fortalecendo a educação como um direito de todos que deve ser exercido por todos com autonomia e protagonismo”, explica o diretor criativo.
O Criando Juntos já é utilizado em redes municipais e particulares de ensino no Brasil, além de escolas da Espanha. Azambuja comenta que o desempenho dos estudantes é potencializado com o uso da ferramenta, como já demonstraram levantamentos feitos nas escolas em que ela é utilizada. “Há um envolvimento maior dos alunos com o aprendizado. A metodologia ativa de educação contribui muito para engajar os estudantes”, afirma.
Na oficina para professores da CIENP, Azambuja vai apresentar como funciona a metodologia Criando Juntos aplicada em sala de aula para alunos do infantil até o ensino médio. “Os professores vão criar, desenhar e narrar uma história. Ela será enviada pelo celular para uma plataforma, onde um animador vai transformar esse material em animação. Os professores poderão conhecer na prática a metodologia de aprendizagem e ensino. Será uma boa experiência para todos”, diz.
CIENP
O CIENP deste ano conta com a participação de especialistas e conferencistas reconhecidos em todo o Brasil. O evento também terá espaço para estandes de empresas, expondo novidades em tecnologia e soluções de ensino.
Sobre Vitor Azambuja
Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, é sócio e diretor criativo da empresa. Foi premiado em festivais de propaganda, como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.