Ciro Gomes registra 8% das intenções de voto entre paulistas, e Simone Tebet, 3%.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º.jul) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder na disputa ao Palácio do Planalto entre os eleitores do Estado de São Paulo, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo, com 30%.
O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) mantém o patamar da pesquisa nacional, com 8% de intenções de voto. Simone Tebet (MDB) chega a 3% de votos entre os paulistas.
André Janones (Avante) tem 2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Votos nulos e brancos no estado representam 9%; e 2% não sabem ou não responderam. O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça a quinta-feira, e a margem de erro é de dois pontos percentuais. São Paulo é o principal colégio eleitoral brasileiro, com 33,1 milhões de votos, e representa mais de 21% dos eleitores brasileiros.
Em comparação com os dados nacionais divulgados no último levantamento, Lula, que tem 47% das intenções de voto no país, perde votos no estado paulista. Já Bolsonaro, que nacionalmente teve 28% das intenções de votos, flutua 2% dentro da margem de erro.
O mesmo levantamento também mensurou as intenções de voto dos candidatos a governador por São Paulo. Foram avaliados dois cenários: um com o ex-governador Márcio França (PSB) e outro sem. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), aparece na liderança nos dois casos. Com o pessebista na disputa, Haddad tem 28%, enquanto chega a 34% sem o adversário.
Os dados do Datafolha pressionam para que Márcio França anuncie a desistência na disputa ao Palácio Bandeirantes. Segundo aliados, França já decidiu pelo apoio a Haddad.
*Com informações do OGlobo