Universitários conheceram instalações da empresa que desenvolve o sistema de cultivo protegido de tomate sweet grape e pepino japonês.
Os alunos do 5º e 7º períodos de Engenharia Agronômica da Unifev visitaram as estufas agrícolas da B3-Agrotech em Parisi/SP, no último sábado (29.mar). Acompanhados pela coordenadora, Profa. Ma. Mariane Barbará, e pela Profa. Dra. Laís Naiara Monteiro Honorato, os estudantes conheceram o cultivo de tomates sweet grape e pepinos japonês, aprofundando seus conhecimentos com foco nas boas práticas em ambiente protegido.
A professora Laís, responsável pela disciplina de Olericultura, ressaltou o valor do contato direto com as instalações, as práticas de cultivo e o manejo nutricional da empresa, que proporcionou aos estudantes a oportunidade de estabelecer correlações entre a teoria e a prática. “Os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliados às aplicações reais na produção comercial de espécies olerícolas, são de relevância para o contexto regional. Além disso, o encontro entre produtores e estudantes fortalece a ligação entre a academia e o setor produtivo, estimulando a formação de profissionais qualificados para os desafios do agronegócio moderno”, destacou.
A visita à B3-Agrotech incluiu apresentação institucional, manejo nutricional e fitossanitário, cultivo protegido e debate sobre práticas, desafios e técnicas. Os participantes observaram o uso de estufas, fertirrigação e equipamentos, além das etapas de cultivo (preparo, plantio, manejo, nutrição e colheita) e identificaram culturas e variedades olerícolas, analisando suas características e a demanda de mercado regional (oferta, preços, distribuição e qualidade).
A visitação encerrou com discussão sobre gestão da produção e estratégias de mercado com os técnicos da empresa.
“Um dia de aprendizado e troca para os nossos alunos da Agronomia, uma importante conexão entre a teoria de sala de aula e a prática. Essa experiência prática é fundamental para a formação de profissionais mais capacitados”, ressaltou a coordenadora Mariane, que também ministra a disciplina Nutrição de Plantas.
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/Deqmq7p7j49FUBG3NJpLPQ