Covid-19: Prefeitura disponibiliza ambulância para Samu atender casos suspeitos

1149

Interior da Unidade Móvel foi totalmente envelopado com plástico e outros materiais descartáveis para o atendimento e transporte desses pacientes.

Em virtude da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizou uma ambulância exclusiva para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) realizar atendimento de pacientes com a suspeita do novo vírus. O interior da Unidade Móvel foi totalmente envelopado com plástico e outros materiais descartáveis para o atendimento e transporte seguros e adequados destes pacientes desses pacientes.

O veículo é lavado adequadamente com produtos próprios após cada atendimento. Assim como, os equipamentos contidos na ambulância são desinfetados à rigor. É importante destacar que alguns dos socorristas e enfermeiros do Samu passaram por capacitação para atuar junto ao novo tipo de atendimento e serão responsáveis pelo suporte da Unidade.

A equipe do Serviço passou por treinamentos para paramentação e desparamentação de EPI e demais procedimentos que possam ocorrer durante o atendimento do paciente suspeito de Covid-19.

Regulação

O Samu pode ser acionado pelo número de emergência 192 também para os casos de suspeita de Covid-19. Pacientes com sinais gripais identificados pelo médico regulador do Serviço como suspeitos de Covid-19 serão atendidos pela ambulância. Inicialmente, por telefone, o enfermeiro realizará uma avaliação clínica dos sintomas e receberá a orientação médica sobre a conduta a ser tomada, se haverá o transporte para a unidade hospitalar, por meio do Samu, ou a permanência do paciente na residência, nos casos não graves.

Caso a orientação seja para permanecer em casa, o Samu será responsável pelo fornecimento e encaminhamento das receitas, dos medicamentos e atestados médicos.  Dessa forma, o paciente evita a circulação pelas Unidades de Saúde do Município, preservando a sua saúde e a saúde da coletividade.