Corinthians trata situação de Martínez com cautela, e Ramón testa novas opções para a final 

199
Martínez pode não ser titular na final do Paulistão — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Volante venezuelano foi substituído do primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista por conta de um incômodo muscular e pode não ter condições de atuar os 90 minutos do Dérbi.


O volante José Martínez é o jogador que demanda maior atenção do Corinthians às vésperas da decisão do Campeonato Paulista.

O venezuelano teve um incômodo muscular na coxa direita nos últimos dias e pode não ter condições físicas de atuar os 90 minutos do clássico com o Palmeiras, na próxima quinta-feira, a partir das 21h35.

Ciente da possibilidade de não tê-lo inteiramente à disposição no jogo mais importante da temporada, o técnico Ramón Díaz tem testado novos desenhos para o meio de campo e avaliado outros jogadores para a posição. As opções disponíveis são Breno Bidon, Charles, Maycon, Alex Santana e Ryan. 

No início desta semana, o Alvinegro enviou o fisioterapeuta Bruno Gorgatte para Maturín, na Venezuela, a fim de acompanhar o embate da “Vinho Tinto” com a seleção do Peru pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O objetivo da viagem de Gorgatte é potencializar e acelerar o processo de recuperação de Martínez e André Carrillo durante o voo fretado pelo clube para trazer de volta a São Paulo a dupla convocada por suas respectivas seleções. Os dois, inclusive, foram titulares no confronto da última terça – o peruano permaneceu em campo durante os 90 minutos e o venezuelano foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo.

A decisão se Martínez terá ou não condições de iniciar o confronto com o Palmeiras será tomada apenas após o treinamento da tarde desta quarta-feira, quando o Corinthians espera ter à disposição todos os cinco jogadores que foram convocados na última Data-Fifa. 

A presença do venezuelano em campo é a prioridade de Ramón Díaz, que confia no jogador e aposta em sua velocidade para surpreender novamente o rival e faturar o título do Paulistão.

Como o Alvinegro venceu o jogo de ida, por 1 a 0, possui a vantagem de jogar por um empate na Neo Química Arena para levantar a taça.

Mais testes 

Segundo apurou a reportagem, o setor de marcação à frente da linha de defesa não é a única preocupação do Corinthians para a decisão em Itaquera.

Ramón Díaz e Emiliano Díaz também têm testado outras formações para o ataque. A ideia é mapear todos os cenários possíveis do Dérbi e ter soluções previamente definidas em caso de necessidade de substituições ou de sair atrás do placar.

Apesar da precaução corintiana, o trio de ataque formado por Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto deve ser mantido. Uma alteração na frente apenas seria realizada caso um dos atletas não tenha condições de jogo – hipótese rechaçada internamente. 

*Com informações do ge