Conversa que acolhe: AME Votuporanga realiza roda sobre violência contra a mulher

6
Conversa que acolhe: AME Votuporanga realiza roda sobre violência contra a mulher - Foto: Reprodução

A atividade foi conduzida por Kelli Regina Kamikawachi, coordenadora, e Alexia Zara Tida, psicóloga do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) de Votuporanga.


Na manhã desta segunda-feira (15.set), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Votuporanga abriu espaço para um diálogo necessário e transformador. Foi realizada a primeira turma da Roda de Conversa sobre Violência contra a Mulher, uma iniciativa pensada para informar, acolher e fortalecer quem está na linha de frente do cuidado com as pessoas.

A atividade foi conduzida com sensibilidade e experiência por Kelli Regina Kamikawachi, coordenadora, e Alexia Zara Tida, psicóloga do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) de Votuporanga. Juntas, compartilharam conhecimento, escuta e orientação sobre um tema que, infelizmente, ainda faz parte da realidade de muitas mulheres.

Durante o encontro, colaboradores do AME foram convidados a refletir e aprender sobre:

  • Como identificar situações de violência — mesmo as que não deixam marcas visíveis;
  • A importância de não se calar e denunciar;
  • Os caminhos para buscar ajuda e as redes de apoio disponíveis na cidade e região.

Mais do que transmitir informação, a roda de conversa teve como propósito sensibilizar e despertar olhares atentos — porque reconhecer a dor do outro também é um ato de cuidado.

A supervisora do Serviço Social do AME, Priscila Sousa, destacou a importância da ação: “Trazer esse tipo de conversa para dentro da unidade é uma forma de preparar nossos profissionais para enxergar além do atendimento técnico. É dar ferramentas para que cada um possa acolher, orientar e, principalmente, romper ciclos de violência por meio da informação e do acolhimento.”

A iniciativa integra as ações do Complexo Santa Casa de Votuporanga, que reafirma seu compromisso com a construção de ambientes mais seguros, justos e humanos.

E a conversa continua: a segunda turma já tem data marcada — será no dia 02 de outubro, às 14h, no auditório do AME Votuporanga.