Como retorno de Mauricio pode resolver problema do Palmeiras na final do Paulistão 

293
Mauricio durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

Artilheiro do ano empatado com Estêvão, meia está mais perto de retorno após cirurgia no ombro.


Mauricio começou a transição para voltar a jogar no Palmeiras e terá uma semana para se preparar para a final do Campeonato Paulista. O retorno do meia-atacante pode resolver um problema para Abel Ferreira na decisão contra o Corinthians, na próxima quinta-feira, na Neo Química Arena. 

Quando sofreu a lesão no ombro dia 16 de fevereiro, o camisa 18 era o artilheiro do Verdão no ano, com cinco gols. Desde então, Estêvão igualou a marca, mas segue empatado com Mauricio como o maior goleador da temporada. 

Principal nome do Palmeiras no início do Paulistão, Mauricio se torna uma sombra para Raphael Veiga. Após a derrota para o Corinthians por 1 a 0, no jogo de ida das finais, o camisa 23 foi cobrado por Abel diante do desempenho abaixo do esperado. 

“Não achei que o Veiga estivesse criativo e precisamos muito dele nestes jogos”, analisou o treinador, no último domingo. 

Veiga teve dificuldades para atuar em um espaço restrito entre as linhas de defesa e meio-campo do Corinthians. Com Facundo Torres também apagado na ponta esquerda, a saída encontrada pelo Verdão foi forçar o jogo em Estêvão, que acabou sobrecarregado, com decisões erradas. 

A possibilidade de contar com Mauricio, um dos destaques do Palmeiras em 2025, dá a Abel Ferreira a opção de mexer na escalação para melhorar o desempenho ofensivo da equipe. 

Uma alternativa seria colocá-lo como articulador no lugar de Raphael Veiga, mas há a possibilidade, também, de o camisa 18 entrar no lugar de Facundo Torres, sendo um ponta construtor pelo lado esquerdo. 

Abel Ferreira terá até seis atividades para tomar a decisão antes do jogo derradeiro na Neo Química Arena. O Palmeiras precisa pelo menos de uma vitória por diferença mínima para levar a decisão para os pênaltis. Triunfos a partir de dois gols de vantagem dão o tetracampeonato ao Verdão. 

Diferentemente de Mauricio, Paulinho não deve ter condições de jogar o Dérbi. A ideia do clube é deixar o camisa 10 em condições de fazer sua estreia a partir de abril, quando se iniciam as disputas do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Libertadores. 

*Com informações do ge