
Atacante chega para atuar pelas pontas, com características que faltavam ao elenco.
O Santos acertou a contratação do atacante Gustavo Caballero. O paraguaio de 23 anos deve ser anunciado nesta semana como reforço. O Peixe adquiriu 50% dos direitos econômicos do atleta junto ao Nacional, do Paraguai.
Caballero deverá firmar três anos de contrato com o Santos e chega para suprir uma carência dentro do elenco. O reforço é um atacante mais agudo, que ataca espaços e gosta de pisar na área para finalizar.
Só neste primeiro semestre foram 24 jogos pelo Nacional, com 10 gols marcados, além de uma assistência.
Na análise da comissão técnica santista, Gustavo Caballero tem estilo de jogo parecido com o de Guilherme. Havia a expectativa de que Gabriel Veron pudesse ser uma opção semelhante, mas o jogador não correspondeu às expectativas nas oportunidades que teve.
O técnico Cleber Xavier também chegou a observar atletas das categorias de base. Mateus Xavier e Pedro Padula foram testados em treinos e jogos. Porém, a avaliação é de que os jovens ainda precisam de tempo para evoluir em campo.
Já os demais atletas disponíveis para atuar pelos lados do ataque preferem trabalhar mais com a bola no pé, como os casos de Barreal, Rollheiser e Robinho Jr., assim como Gabriel Bontempo, que desempenha o papel mais como um meia aberto pela direita do que um ponta no ataque.
O entendimento é de que não era possível contar apenas com Guilherme como um jogador que pode ser lançado em velocidade e busca a definição de jogadas com poucos toques na bola.
Além disso, Gustavo Caballero pode jogar pelos dois lados do campo, disputando posição tanto com o próprio Guilherme quanto com Barreal – ambos, atualmente, titulares no esquema de Cleber Xavier.
Sem contar a parte ofensiva, o reforço paraguaio também auxilia na fase defensiva, seja para pressionar os defensores adversários quanto para recuar e ajudar na recuperação da bola.
*Com informações do ge