Com grupo quase completo, Fernando Diniz comanda primeiro treino pela Seleção

919
Fernando Diniz treino seleção Belém — Foto: André Durão/MoWA Press

Brasil inicia preparação para enfrentar a Bolívia, sexta-feira, na estreia nas Eliminatórias.


Fernando Diniz comandou nesta terça-feira seu primeiro treinamento como treinador da seleção brasileira. Com praticamente todo elenco à disposição – aguarda apenas Gabriel Jesus –, o treinador conduziu um trabalho com bola no gramado do Mangueirão, em Belém, palco da partida contra a Bolívia pela primeira rodada das Eliminatórias. 

O zagueiro Marquinhos e o atacante Raphinha, que perderam a conexão em Lisboa na segunda-feira, chegaram à capital paraense no início da tarde e se apresentaram já no estádio. 

A imprensa teve acesso aos 30 primeiros minutos da atividade com aquecimento e trabalho em campo reduzido. 

O gramado do Mangueirão apresentava bom estado, mas a comissão técnica demonstrou preocupação em deixá-lo molhado, principalmente pelo forte calor que faz em Belém. Os goleiros Alisson, Ederson e Lucas Perri foram os primeiros a entrar em campo para trabalho com bola. 

Logo no início do treino, os goleiros fizeram trabalhos direcionados para saída de bola com os pés. A cada defesa, os preparadores indicavam para que eles saíssem jogando com o zagueiro, dessem opção de passe, recebessem de volta e tocassem no volante. 

O treinamento foi fechado para o público e teve a presença apenas de poucos convidados. Na próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro, o torcedor paraense poderá acompanhar toda atividade de acordo com o desejo inicial da CBF e a expectativa é de casa cheia. A decisão depende de questões de logísticas que viabilizem a liberação. 

Na última segunda-feira, ao chegar a Belém, Fernando Diniz falou sobre o que esperava da primeira semana de trabalhos e dos desafios de implementar seu estilo de jogo em tão pouco tempo. Para o treinador, o contato com os atletas no dia a dia será tão importante quanto os trabalhos em campo: “Acho que a primeira coisa é criar vínculos com os jogadores o mais rápido possível, estabelecer boas relações e implantando a parte tática, no dia a dia, pouco a pouco aproveitando o tempo que a gente tem. É pouco tempo, mas é tempo… Então, a gente tem que saber aproveitar em todas as frentes.” 

O Brasil inicia a caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira, às 21h45, contra a Bolívia, no Mangueirão. Na próxima terça, dia 12, o adversário será o Peru no Estádio Nacional. Com 48 seleções no Mundial, as eliminatórias sul-americanas garantem seis vagas diretas e uma na repescagem.

*Com informações do ge