Com estoque baixo, Hemocentro de Rio Preto e Hemonúcleo de Catanduva precisam de doadores

253
Hemocentro de Rio Preto e Hemonúcleo de Catanduva estão com estoque de sangue em nível crítico e precisam de doadores - Foto: Reprodução

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.


O estoque de sangue do Hemocentro de Rio Preto e Hemonúcleo de Catanduva estão críticos. Pela atualização feita nesta segunda-feira, dia 13 de maio, no Hemocentro de Rio Preto os tipos negativos, são os que mais precisam de doadores no momento. No Hemonúcleo, todos os tipos sanguíneos estão com o estoque em níveis críticos.

Em Rio Preto, o Hemocentro os tipos negativos estão com 20% do estoque mensal, considerando estoque crítico. Os positivos estão com estoque muito baixo, com 40% do estoque mensal. O coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto, Guilherme Vila Real explica a importância de manter o estoque de sangue adequado na manutenção da saúde da região de Rio Preto.

“Um estoque de sangue suficiente é essencial para preservar a saúde de nossa comunidade. Ele representa a diferença entre a vida e a morte em emergências médicas, proporciona tratamento para condições crônicas, facilita cirurgias planejadas e assegura cuidados durante complicações obstétricas. Ao doar sangue regularmente, podemos garantir que tenhamos sempre os meios necessários para cuidar uns dos outros, enfrentando qualquer desafio que possa surgir no caminho da saúde”, diz.

Segundo ele, o número ideal é de 50 doadores por dia para manter os estoques do Hemonúcleo em níveis adequados. Ao todo, o local coleta até 600 bolsas de sangue por mês e abastece 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas. O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h, e está localizado na Rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. Informações: (17) 3522-7722.