Confira os possíveis adversários dos clubes brasileiros nas fases preliminares do torneio, que acontecem entre fevereiro e março. Algoz do Flu em 2021, Barcelona de Guayaquil é um deles.
O fim do Campeonato Brasileiro definiu os representantes do país na próxima edição da Copa Libertadores da América: Palmeiras (atual campeão); Athletico-PR (campeão da Sul-Americana), Atlético-MG (campeão brasileiro), Flamengo (vice-campeão), Fortaleza (4º colocado), Corinthians (5º colocado) e Bragantino (6º colocado) entram direto na fase de grupos, enquanto Fluminense (7º colocado) e América-MG (8º colocado) terão que jogar as fases prévias do torneio.
Até o momento, 15 times já se classificaram para a Pré-Libertadores, restando apenas mais quatro vagas que ainda não foram definidas, sendo duas da Colômbia e duas da Bolívia. Carrasco do Fluminense nas quartas de final em 2021, o Barcelona de Guayaquil, do Equador, é um dos que perdeu a vaga direta na fase de grupos e terá que estrear mais cedo na competição.
Quem já está na Pré-Libertadores?
- América-MG
- Fluminense
- Estudiantes (Argentina)
- Barcelona de Guayaquil (Equador)
- Universidad Católica (Equador)
- Olimpia (Paraguai)
- Guaraní (Paraguai)
- Audax Italiano (Chile)
- Everton (Chile)
- Universitario (Peru)
- Universidad César Vallejo (Peru)
- Montevideo City Torque (Uruguai)
- Plaza Colonia (Uruguai)
- Deportivo Lara (Venezuela)
- Monagas (Venezuela)
Como funciona?
Fase 1:
A Pré-Libertadores é dividida em três fases mata-mata. Na primeira, que será nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro, irão jogar apenas Barcelona de Guayaquil, Olimpia, Universidad César Vallejo, Montevideo City Torque, Deportivo Lara e o último classificado da Bolívia, que ainda não foi definido. Os confrontos são definidos por sorteio, e apenas três avançam. Quem for eliminado não vai para a Copa Sul-Americana.
Fase 2:
É onde entram os dois brasileiros (América-MG e Fluminense) e Estudiantes, Audax Italiano, Everton, Universidad Católica-EQU, Guaraní, Universitario, Plaza Colonia e Monagas, além de dois colombianos e um boliviano que ainda não estão definidos. Eles se juntam aos três classificados da primeira fase para novos confrontos mata-mata, definidos previamente por sorteio, nas semanas dos dias 23 de fevereiro e 2 de março. Oito avançam, e quem for eliminado não vai para a Copa Sul-Americana.
Fase 3:
Os oito classificados na segunda fase se enfrentam, com confrontos previamente definidos por sorteio, nas semanas dos dias 9 e 16 de março, para definir os quatro que avançam para a fase de grupos. Os quatro eliminados vão para a Copa Sul-Americana.
A final em jogo único em 2022 será realizada em Guayaquil, no Equador, no estádio do Barcelona de Guayaquil.
*Informações/ge